InternetData CenterAssinante

Pasta al Quatro Formaggi e Gamberi

Por Fonte: Companhia União dos Refinadores Açúcar e Café Em 20/03/2007 às 09:27
Os segredos da cozinha Italiana

Ingredientes

01 k de pasta tipo penne
01 k de camarão sem casca
500 g de queijo provolone ralado
400 g de queijo parmesão ralado
300 g de queijo gorgonzola em pedaços pequenos
500 g de requeijão cremoso
04 dentes de alho
01 composto de oliva
Pimenta branca moída e sal a gosto

Modo de fazer:

Tempere o camarão com sal e pimenta. Cozinhe o penne. Corte o alho em lâminas. Em uma frigideira ou panela aberta, doure o alho no composto de oliva, Junte o camarão e refogue. Acrescente a pasta e em seguida os queijos, sempre em fogo baixo para derreter.

REND. 12 pessoas



Cozinha é Cultura

Quanto aos molhos para massas, há uma tendência que também divide o país (Itália) entre Norte e Sul. Nada definitivo, que não comporte exceções, mas pode-se dizer que o Sul favorece os molhos com tomate e o Norte os molhos brancos, com manteiga e creme de leite.

O molho de tomate, aromatizado com o manjericâo, uma erva que os italianos amam (e com toda razão) é um dos estandartes da cozinha napolitana, grande em sua simplicidade. Já o alla amatricciana é muito popular em Roma. O 4 queijos tem sotaque nortista, mas parece ser bem mais popular, bem mais presente nos restaurantes de São Paulo do que na Itália.

A Lasanha com polpettini é uma variação da receita clássica com carne moída. A polpetta, que conhece muitas receitas, é sulista e o polpettini é nela inspirado.
Roma já foi conhecida, nos tempos clássicos do império, como a capital do exagero culinário. Hoje, mantendo o amor à mesa, os romanos preferem pratos mais singelos, bem perto das origens.A rabada à romana pode levar muito tempo para ser preparada, mas é um prato bem camponês, simples.
A Itália ama os peixes e frutos do mar.O frito misto aparecem em muitas regiões.Variam os peixes e o fruto do mar, mas a essência do prato sempre é mesma.Aqui, o peixe à fiorentina representa esta preferência pelos produtos do mar.Um representante da cozinha toscana, de Florença, também conhecida pelo requinte de sua simplicidade.

O bacalhau é muito popular, principalmente no Vêneto, onde são muitas as receitas entre os quais o célebre alla vicentina e este amanteigado, com azeite de oliva e que vai bem com a polenta frita. Uma excelente entrada.Também do Vêneto e popularíssimo, o fígado à veneziana, frito com muita cebola.
O Piemonte tem uma cozinha sofisticada, que fica à altura de seus grandes vinhos como o Barolo e o Barbaresco, sempre citados entre os melhores do país.

Como era de ser esperar, são comuns os pratos preparados com vinho, como este coelho alla langarola que leva vinho tinto. Do Piemonte é que vem a trufa branca de Alba, rara e caríssima, uma das jóias da culinária do mundo.
Quanto às sobremesas, também regionalizadas, fomos escolher representantes dos dois extremos. A pastiera di grano é sulista, onde são muitas as plantações de trigo e o zabasione é nortista, um legítimo representante do requinte piemontês.