InternetData CenterAssinante

Portal Engeplus comemora 18 anos de fundação

O portal participou de inúmeras coberturas que levaram emoção aos catarinenses
Portal Engeplus comemora 18 anos de fundação
Por Redação Engeplus Em 12/04/2024 às 13:27

O dia 12 de abril é de comemoração no Portal Engeplus. É nesta data que, por aqui, se comemora o aniversário de fundação de um dos maiores meios de comunicação de Santa Catarina. Lançado em 12 de abril de 2006 pelo jornalista Nei Manique, em 2024 o portal completa 18 anos. Até hoje foram milhares de reportagens produzidas e publicadas por uma equipe que atua em coberturas jornalísticas de toda a região Sul catarinense.

"Aqui o cidadão Sul catarinense tem acesso a uma informação apurada e divulgada com responsabilidade. São muitos trabalhos especiais realizados por nossa equipe. Além de reportagens do cotidiano, nossa redação também produz materiais que retratam com o aprofundamento necessário fatos marcantes da região. São exemplos a cobertura responsável que fizemos da pandemia de Covid-19, os registros do assalto ao Banco do Brasil - maior roubo da história do país -, e mais recentemente a matéria especial sobre os 20 anos da passagem do Furacão Catarina", comenta a editora do Portal, Amanda Garcia Ludwig, que já conta com doze anos de Engeplus, seis deles como repórter.

Grandes coberturas e o reconhecimento do bom jornalismo


Foto interna que marcou a cobertura da pandemia de Covid-19 para a redação do Portal Engeplus. A jornalista Rafaela Custódio carregava um banquinho para poder sentar e escrever enquanto se deslocava entre pautas, no início da pandemia, em março de 2020. Registro do jornalista Thiago Hockmüller, que estava com ela nas ruas do Sul de SC, enquanto Jessica RossoLucas Renan Domingos e Amanda Garcia Ludwig seguiam na redação para levar a informação ao cidadão.
 

Desde sua fundação, o portal participou de inúmeras coberturas que levaram emoção aos criciumenses e catarinenses. São exemplos a inauguração da ponte Anita Garibaldi, que fomentou o crescimento no Sul do Estado. Também cobrimos em tempo real a greve dos caminhoneiros em 2018. Relatamos momentos tristes, como a enxurrada que assolou o bairro Quarta Linha em 2014, os incêndios na Prefeitura de Criciúma e as filas nos postos de saúde do município. Os últimos anos foram especialmente marcados na equipe pelas coberturas da pandemia de Covid-19 e do assalto ao Banco do Brasil, considerado o maior roubo do Brasil.

Mais recentemente, a equipe trabalhou por cerca de quatro meses na produção de uma reportagem especial sobre os 20 anos da passagem do Furacão Catarina pelo Sul do estado. Além disso, o portal também participou de grandes momentos do Criciúma Esporte Clube, como o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro em 2023 e o recente título do Campeonato Catarinense 2024

Fotos internas com a atual equipe do Portal Engeplus. Nos últimos anos, nossos jornalistas participaram da cobertura de inúmeros momentos importantes para o Sul catarinense. Estivemos presentes em momentos alegres, como as atuais conquistas do Criciúma Esporte Clube, e momentos preocupantes e tristes, como enchentes que assolaram Criciúma e região. Este trabalho tem sido reconhecido e premiado nos últimos anos.

 

Você lembra qual foi a primeira matéria divulgada no Portal Engeplus? Clique aqui para descobrir.

 

Quando tínhamos uma calamidade pública ou uma questão de polícia muito grave, as pessoas interagiam conosco e fidelizamos leitores. Atualmente conseguimos manter essa tradição de instantaneidade da informação, informação correta, segura, mas percebemos que o consumidor da nossa notícia mudou. Ele consome também notícias positivas e propositivas. Mesclamos a demanda da instantaneidade, daquela informação que ele precisa, mas também a informação que acrescenta, como informações de saúde, pautas de educação e economia 

Marcus Vinícius Signor, coordenador comercial do Portal Engeplus

 

A editora do Portal, Amanda Garcia Ludwig, ressalta o cuidado da equipe de jornalistas ao passar uma informação correta. "Não temos o desejo e a intenção de magoar ninguém. Por exemplo, em matérias de acidentes procuramos sempre esperar a familia ser avisada antes de colocarmos o nome das vítimas. Às vezes saímos até atrás de outros veículos de comunicação. Mas isso acontece porque não temos ânsia pelo furo de reportagem. O objetivo é a qualidade da nossa reportagem."

Atualmente o Portal Engeplus conta com quatro repórteres, dois estagiários e uma editora, com a colaboração do repórter e idealizador do Tabelando/Engeplus, responsável pela cobertura ao vivo dos jogos do Criciúma, Mateus Mastella, colunistas, além de equipes responsáveis pelo comercial, programação e marketing.