InternetData CenterAssinante

Amor e cuidado envolvem mercado pet

Animais domésticos ganham cada vez mais espaço nas casas e negócios especializados
Amor e cuidado envolvem mercado pet
Por Andressa Fabris Em 28/11/2019 às 15:11

Um mercado que movimentou mais de R$ 178 bilhões nos últimos seis anos e que levou o Brasil a ser o segundo maior mercado global do segmento, segundo informações levantadas pela Gazeta do Povo.  A pesquisa do IBGE de 2015 mostra que 44% dos domicílios brasileiros têm animais, representando mais de 52 milhões de animais domésticos no país. 

Mas o mercado de animais domésticos, mais conhecidos como pet, está longe de envolver apenas volumes e cifras. É um mercado movido por emoção. Se antes chamávamos de donos, agora denominamos tutores para aqueles que cuidam de cães, gatos, aves nas próprias casas. E esses bichinhos são verdadeiramente parte da família, amados e cuidados como tal.

Pet Friendly

Se envolve amor, é natural que os tutores, especialmente de cães e gatos, desejem a companhia desses bichinhos também fora de casa. É por isso que cada vez mais os estabelecimentos comerciais abram espaço para a circulação de pets. Em Criciúma, está cada vez mais comum ver adesivos identificando o local como Pet Friendly. A recém-inaugurada agência Premium da Unicred Sul Catarinense é um exemplo. Como um espaço de relacionamento, a agência permite que os tutores utilizem os serviços acompanhados de seus pets. Ao lado da agência, o também recém-inaugurado restaurante e café Bem Dita Mistura montou um ambiente especialmente para que os tutores possam fazer suas refeições ao lado de seus animais domésticos. 

Centro de especialidades 

Os cuidados com a saúde dos pets também está cada vez maior e especializada. Em dezembro, Criciúma ganha um centro de diagnóstico por imagem e especialidades veterinárias. A Soul Vet reunirá profissionais de diferentes especialidades veterinárias ampliando as oportunidades de tratamento e se consolidando como um centro de soluções para dar suporte a veterinários, clínicas e hospitais.

O centro terá um equipamento de tomografia computadorizada e outro de raio-x digital, além de exames laboratoriais, ultrassom, entre outros exames. “Os profissionais que se aliam a Soul Vet, compartilham experiência e conhecimento e tem uma característica em comum que é o compromisso com a excelência”, afirma Leandro Nichele Pereira, idealizador do projeto. Para ele, mais do que ter domínio técnico, o profissional de medicina veterinária, deve ter em seu propósito o compromisso de cuidar dos animais.

Atendimento em casa 

À medida em que o mercado pet cresce e se especializa, os empreendedores vão identificando novas demandas dos animais e de seus tutores. Foi assim que a médica veterinária Eduarda Reis, de Criciúma, percebeu a necessidade de oferecer um serviço personalizado, com foco na tranquilidade do tutor e dos animais, além de diminuir o tempo que seria gasto para levá-los ao consultório. Assim nasceu o serviço de atendimento em domicílio. 

A médica veterinária já atende os pets nas próprias casas há três anos, mas a mudança de comportamento do consumidor, que vem cada vez mais, priorizando o conforto e a praticidade, está provocando um crescimento do serviço. Um dos principais benefícios do atendimento veterinário em domicílio é a diminuição do stress que o transporte pode causar nos animais domésticos. Ao receberem atendimento veterinário em casa, no ambiente a que estão acostumados, os pets se sentem mais seguros e confortáveis, diminuindo, inclusive, o tempo de consulta. 

Outro momento crítico da rotina de cuidados com os animais domésticos é a vacinação. O grau de estresse que o animal pode sentir é tão elevado, que, segundo a médica veterinária Eduarda Reis, pode se tornar um risco para a saúde do bichinho. Com o atendimento em casa, essas situações tendem a ser amenizadas, deixando tutores e animais mais tranquilos.