InternetData CenterAssinante

Comarca de Içara vai ganhar 3ª Vara até o final deste primeiro semestre

A boa-nova foi confirmada em primeira mão hoje pela administração do TJSC
Comarca de Içara vai ganhar 3ª Vara até o final deste primeiro semestre
Foto: Divulgação TJSC
Por Redação Engeplus Em 03/05/2022 às 17:02

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) quer implantar, até o final do primeiro semestre deste ano, a 3ª Vara da comarca de Içara, que atende o município sede e o Balneário Rincão, no Sul do Estado. A decisão leva em conta os dados apurados em recente levantamento jurimétrico – que mostra o montante de processos em tramitação em cada uma das 111 comarcas do Estado – pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ). Dentre as comarcas de entrância final, Içara é a que apresenta o maior volume de entrada de processos. Ao todo, são quase 30 mil processos em andamento nas duas unidades da comarca.

A boa-nova foi confirmada em primeira mão hoje pela administração do TJSC a uma comitiva do sul do Estado, formada por deputados estaduais, prefeitos e representantes do Ministério Público e seccional local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em reunião coordenada pelo 1º vice-presidente da Corte, desembargador Altamiro de Oliveira. O encontro contou, ainda, com a presença da corregedora-geral da Justiça, desembargadora Denise Volpato; do juiz auxiliar da Presidência, Rafael Sandi; e do juiz-corregedor Rafael Steffen da Luz Fontes. “Estamos atentos e preocupados, de modo que vamos trabalhar para resolver a situação de Içara e região”, frisou o desembargador Altamiro de Oliveira.

Vitória da advocacia

Há pelo menos uma década, a OAB Subseção Criciúma e Seccional de Santa Catarina lutam pela instalação da 3ª Vara de Içara. Depois de muitos encontros dessa e de outras gestões da Ordem dos Advogados do Brasil, a conquista chegou. Segundo o presidente da Subseção de Criciúma, Alisson Murilo Matos, o Fórum de Içara dispõe de um espaço físico adequado para receber uma nova Vara. “A instalação da 3ª Vara é muito importante. Vai dar vazão para a alta demanda de processos existentes e proporcionar grande benefício para a comunidade, agilizando os julgamentos”, destacou Matos.

Durante o encontro também foram discutidas pautas relacionadas à construção do Foro de Urussanga e recomposição de servidores das Comarcas de Criciúma, Içara, Urussanga e Forquilhinha. Além de Matos, representaram a OAB de Santa Catarina e Subseção de Criciúma, os doutores Rafael Búrigo Serafim, tesoureiro da OAB/SC, a vice-presidente da subseção de Criciúma, Rosana Guimarães Côrrea e o presidente da Comissão de Acesso à Justiça da OAB/SC, Cassiano Starck. Lideranças do executivo e legislativo do Sul de Santa Catarina também participaram da reunião, que contou também com a desembargadora, corregedora Denise Volpato e o juiz auxiliar da presidência, Rafael Sandi. 

Após encontros, solicitação foi atendida

Nos dias 23, 24 e 25 de abril, os representantes da OAB Criciúma acompanharam os atos de correição realizados pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, nas Comarcas de Criciúma, Urussanga e Içara.

Durante as reuniões foram levadas demandas da advocacia da região para a desembargadora corregedora geral de Justiça, Dra. Denise Volpato, e aos juízes corregedores, Dr. Rodrigo Coelho Rodrigues e Dr. Mauro Ferrandin. Entre os assuntos, os representantes da Subseção reforçaram a instalação da 3ª Vara.

De acordo com ex-presidente da subseção e atual tesoureiro da seccional catarinense, Rafael Búrigo Serafim, foi através desses encontros, realizando uma boa comunicação e parceria, que a demanda foi atendida.

Leia mais sobre: