InternetData CenterAssinante

Esmeralda: a Campeã da Expointer presente na 10ª edição da Feira AgroPonte

O animal é da raça Limousine e participou na tarde de hoje de exposição
Esmeralda: a Campeã da Expointer presente na 10ª edição da Feira AgroPonte
Foto: Jessica Rosso Crepaldi
Por Jessica Rosso Crepaldi Em 04/11/2021 às 21:58

A grande campeã da Expointer 2021 está presente na 10ª edição da  Feira AgroPonte, em Criciúma. Esmeralda da Tio Mano é o nome da fêmea, que tem 5 anos e pesa 850 kg. Quem passa pelo pavilhão [em anexo ao espaço principal da feira], onde estão os mais de 180 bovinos de raças puras (puro por origem e puro por cruza), pode aproveitar e fazer um registro com a Esmeralda. 

O animal é da raça Limousin e participou na tarde de hoje de uma exposição durante a palestra técnica da PropecSul. “Essa fêmea chamou muito a atenção, porque ela é muito expressiva, tem a cabeça bem típica da raça, pescoço delicado, feminino, como a gente deseja, uma passagem muito suave para a região da paleta.. depois para o ventre do animal, até na garupa e com muita musculatura, quer dizer, uma linha superior. Tudo isso com muita harmonia, é uma fêmea completa”, comentou o zootecnista, agrônomo, médico veterinário e professor de veterinária e agronomia, Roberto Vilhena.

O proprietário da Cabanha Tio Mano, Gislei Onofre, explica que a trajetória de um animal como esse, premiado, depende também do tratamento que ele recebe. “O começo é complicado, é igual você querer educar um cachorro, se você pegar ele pequeno, botar o cabresto, não bater no animal, mostrar que cada vez que você vai tratar ele, vai coçar, não vai bater, não vai fazer nada, o animal vai pegando confiança”, afirma. 

Onofre conta ainda que o hábito de colocar música para os animais, faz com que eles se acostumem com os movimentos e barulhos nos eventos. Esmeralda é campeã também em outras competições do Estado, por categoria, vaca adulta, entre outras premiações.