InternetData CenterAssinante

Tradicional 'Imposto de Renda na Praça', da Unesc, ocorre em abril

Ação é realizada pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, do curso de Ciências Contábeis
Tradicional 'Imposto de Renda na Praça', da Unesc, ocorre em abril
Foto: Arquivo/Agecom/Unesc
Por Redação Engeplus Em 01/04/2024 às 12:41

Mais uma vez, o curso de Ciências Contábeis da Unesc leva informações à população por meio do projeto “Imposto de Renda na Praça”, ação de Extensão com o foco de orientar a comunidade sobre a  Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF). Em 2024, a iniciativa será promovida mais uma vez na Praça Nereu Ramos, no dia 6 de abril, das 8h30 às 12 horas. 

Para esclarecer dúvidas dos contribuintes e levá-los ao entendimento para garantir que todos estejam aptos a cumprir as obrigações fiscais de forma correta, o evento abordará diversos aspectos relacionados à declaração, como procedimentos para preenchimento e envio da declaração; documentação necessária; deduções permitidas; prazos e penalidades; novidades e atualizações para este ano.

“A iniciativa reforça o compromisso da Instituição com a educação financeira e a responsabilidade social ao proporcionar à comunidade local a oportunidade de esclarecer as dúvidas e cumprir suas obrigações fiscais de maneira consciente e segura. Além disso, é uma oportunidade para os nossos estudantes praticarem tudo que aprendem na sala de aula”, enfatiza a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Parcerias

A iniciativa é realizada em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal de Direitos do Idoso (CMDI), Rede do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), Sindicato dos Contabilistas de Criciúma (Sindicont), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Sul de Santa Catarina (Sescon Sul SC) e Associação Empresarial Empresarial de Criciúma (Acic).

Conforme o coordenador do NAF da Unesc, Manoel Vilsonei Menegali, mais uma vez, a estrutura contará com uma grande estrutura na qual serão realizadas apresentações ao longo de toda a manhã, transmissão ao vivo de programas de rádio, além, é claro, das orientações sobre a declaração do Imposto de Renda. 

“Todas as ações são gratuitas e contarão com acadêmicos e professores à disposição para esclarecer dúvidas e dar direcionamento a todos que tiverem dúvidas sobre a declaração”, ressalta o professor.

Uma novidade para este ano é a realização do “Imposto de Renda no Paço Municipal”, ação que acontece no dia 4 de abril, das 13 às 17 horas. Além disso, no dia 2, ocorre o Imposto de Renda na Unesc, a partir das 19h30, no campus da Instituição. Já no dia 13 de abril, a atividade acontece na Praça Hercílio Luz, em Araranguá, das 8h30 às 12 horas.

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unesc, Andréia Cittadin, ressalta que a iniciativa foca em diversos objetivos. “Para os acadêmicos é uma grande possibilidade de colocar os conteúdos em prática. Já para as instituições é a chance de captar recursos e para a comunidade é ter conhecimento e esclarecer dúvidas”, fala.

Destinação

Durante o “Imposto de Renda na Praça” a população ainda receberá informações sobre como contribuir com crianças, adolescentes e idosos no ato da declaração. Os contribuintes podem destinar até 6% do imposto para os fundos municipais.

Quem optar pelo modelo completo da declaração pode destinar até 3% do imposto ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e outros 3% ao Fundo do Idoso. As doações são feitas por meio do pagamento de uma guia (DARF) com o valor informado, que será abatido do imposto a ser pago.

Entretanto, quem tem direito à restituição também pode contribuir. Nesse caso, o total doado será posteriormente acrescido ao montante a restituir.

“A Unesc, por meio do Curso de Ciências Contábeis, une-se aos parceiros para informar a todos os contribuintes sobre a importância de realizarem a doação de parte do Imposto de Renda. Os professores e acadêmicos vão receber na praça os contribuintes para tirar dúvidas e orientar as doações para os fundos. É importante deixar estes recursos na nossa região para contribuir com o desenvolvimento. Temos a grande satisfação de, nos últimos 15 anos, contribuir com nossas crianças, adolescentes e pessoas idosas”, cita Menegali.

Atendimentos na Unesc

Quem tiver dúvidas sobre a Declaração do Imposto de Renda pode entrar em contato diretamente com o NAF. O núcleo é voltado a atender gratuitamente a população com menor poder aquisitivo, prestando orientações sobre assuntos das áreas contábeis e fiscais.

O NAF está localizado no segundo andar do Bloco do Estudante, na Universidade. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas. Os interessados podem entrar em contato por meio do WhatsApp (48) 3431-2678, do e-mail naf@unesc.net ou, ainda, pelo Instagram @naf.unesc.

Confira outros serviços disponibilizados pelo NAF à comunidade:

·         Agendamento de serviços na Receita Federal;

·         Inscrição e regularização do CPF via web;

·         Emissão de comprovante do CPF;

·         Consulta da situação cadastral do CPF;

·         Cálculo e emissão de DARF e GPS;

·         Abertura de Microempreendedor Individual (MEI);

·         Emissão de DAS-MEI;

·         Extrato de processamento DIRPF;

·         Consulta à restituição do IRPF;

·         Emissão de DARF para pagamento de cotas do IRPF;

·         Certidão negativa de débito;

·         Criação do código de acesso ao e-CAC;

·         Demonstração dos serviços disponibilizados no e-CAC;

·         Situação Cadastral do Imóvel Rural (CAFIR).

Colaboração: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc