InternetData CenterAssinante

Servição: confira o funcionamento do serviço público para o feriado de Carnaval

Alguns serviços estarão fechados ou funcionarão em horário especial
Servição: confira o funcionamento do serviço público para o feriado de Carnaval
Foto: Arquivo/Decom
Por Redação Engeplus Em 09/02/2024 às 13:57

Na próxima segunda e terça-feira, dias 11 e 12, é comemorado o Carnaval. Algumas festividades já iniciaram nesta quinta-feira, dia 8, e devido ao feriado, os municípios divulgam o ‘servição’, informando quais serviços estarão fechados ou funcionarão em horário especial durante a data:

Este servição está em atualização ao longo do dia. Os serviços e órgãos públicos podem enviar seus horários de funcionamento no e-mail jornalismoengeplus@gmail.com. Confira como ficam os serviços em Criciúma e municípios vizinhos:

Criciúma

Paço Municipal: as atividades e atendimentos realizados nos setores da Prefeitura seguirão em horário de funcionamento normal, das 8 horas às 17 horas.

Saúde: as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede municipal seguem com suas atividades de funcionamento regulares. Para atendimentos de urgência e emergência, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Próspera e a UPA do Rio Maina funcionam em horário normal (24 horas).

Educação: durante os dias de ponto facultativo, as Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEB) e os Centros de Educação Infantil Municipal (CEIM) estarão em recesso. Conforme o calendário escolar, as aulas iniciam na próxima quinta-feira, dia 15.

Coleta de Lixo/Seletivo: a coleta seletiva e a coleta de resíduos orgânicos não sofrerão alterações, seguindo cronograma normal.

Defesa Civil: a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Criciúma (Compdec) funcionará normalmente durante o feriado. Em caso de emergência, o contato pode ser feito pelo telefone (48) 99162-9006 ou pelo 199.

Transporte Coletivo: na segunda, dia 12, e quarta-feira, dia 14, os ônibus de Criciúma seguirão em linha normalmente, com horário de funcionamento regular. Na terça-feira, dia 13, os ônibus seguem com o horário de sábado. Para mais informações sobre os horários e as linhas de ônibus é possível conferir no site da Cribus.

Forquilhinha 

Segunda e terça-feira, dias 12 e 13, será ponto facultativo em Forquilhinha. O Pronto-Atendimento funcionará normalmente das 6 horas as 23h59, como serviço essencial.

Na quarta-feira, dia 14, voltam as atividades com fim em turno único, e a Prefeitura e os demais setores voltarão com os atendimento em horário normal. Já na quinta-feira, dia 15, iniciará o ano letivo nas escolas municipais. 

Casan 

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) informa que não haverá atendimento presencial em suas agências na terça-feira de Carnaval, dia 13 de fevereiro. Na segunda-feira, dia 12, e de quarta a sexta-feira, dias 14 a 16, o expediente será normal em todas as agências do estado.

Ao longo de todo o período, usuários poderão entrar em contato com a Companhia pelo 115 ou 0800 643-0195, pelo Chat Online ou pelo Aplicativo CasanSC, disponíveis 24 horas por dia. Os serviços essenciais de abastecimento de água e de esgotamento sanitário serão mantidos pelos setores operacionais.

Balneário Arroio do Silva

Em Balneário Arroio do Silva, conforme o Decreto nº 025 de 5 de fevereiro de 2024, na segunda e terça-feira, dia 12 e 13, é ponto facultativo nas repartições públicas integrantes a administração direta e indireta, em virtude das festividades tradicionais alusivas ao Carnaval. Na quarta-feira, dia 14, o expediente será realizado normalmente.  

Içara 

Paço Municipal: O expediente no Paço Municipal Ângelo Lodetti retornará às atividades somente na próxima quarta-feira, dia 14.

Saúde: As Unidades de Saúde da Família (USFs) e os demais equipamentos de saúde do Município atuarão normalmente na segunda-feira, 12, paralisando apenas na terça-feira, dia 13. Os atendimentos de urgência e emergência durante o ponto facultativo deverão ser concentrados no Hospital São Donato.

Educação: As escolas e creches estarão fechadas, retornando ao funcionamento na quarta-feira, dia 14.

Coleta de lixo: A coleta de lixo realizada pela Racli vai funcionar normalmente.

Coleta Seletiva: A coleta seletiva não passará. Os moradores podem armazenar seu resíduo reciclável para a próxima semana ou fazer a troca por vale-feira no programa Reciclou Levou todas as sextas feiras, das 7 horas às 11 horas.

Defesa Civil: A Defesa Civil estará disponível no telefone de plantão – 199 ou 48 9857-9251.

Transporte Coletivo: Os ônibus funcionarão com horários de feriados.

Iluminação Pública: A empresa Ilumina Içara atende pelo telefone de plantão: 0800 566 5566.

Tribunal de Justiça de Santa Catarina 

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina funcionará no sistema de plantão para atendimento de casos urgentes nas 112 comarcas do Estado e no Tribunal de Justiça durante o período de Carnaval. Conforme os termos do art. 1º da Resolução GP n. 1/1985, não haverá expediente no foro judicial na segunda e terça-feira, dias 12 e 13 de fevereiro de 2024. 

Em decorrência da edição da Resolução GP n. 13/2022, na quarta-feira, dia 14 de fevereiro de 2024, o expediente da Justiça catarinense em todas as unidades judiciárias será normal, com início ao meio-dia, nos termos do art. 1º da Resolução TJ n. 7/2006.

Morro da Fumaça

Em função do advento do Carnaval, a maior festa popular brasileira, a Prefeitura de Morro da Fumaça não terá expediente nos dias 12 e 13 de fevereiro. O período consta como ponto facultativo no calendário anual de datas especiais e feriados do município. 

Com a decisão, somente serviços essenciais estarão em funcionamento na cidade durante o feriadão. Na segunda-feira, dia 12, a Farmácia Municipal e as Unidades de Saúde de Estação Cocal e do Centro estarão atendendo conforme o horário habitual. A farmácia das 7h30 às 16h30 e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas.  Na terça-feira, dia 12, não terá expediente em nenhum dos setores.

O retorno das atividades acontece na quarta-feira, 14, juntamente com o início do ano letivo, em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino. 

Unesc 

Clínicas Integradas

Com o compromisso de assegurar um atendimento eficaz à população, as Clínicas Integradas manterão seus serviços operacionais na segunda-feira e terça-feira (12 e 13/02). Confira os horários de funcionamento:

Farmácia Escola – PMC: Das 8 horas às 18 horas.

Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips) – PMC: Das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas

Ambulatório de Feridas e Ostomias– PMC: Das 7 horas às 11h30 e das 13 horas às 16h30

Parque Científico e Tecnológico (Iparque):

Funcionamento na segunda-feira, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas.

Fechado na terça-feira.

Retorno das atividades na quarta-feira (14/02), a partir das 8 horas.

Serviços jurídicos

As Casas da Cidadania, o Posto de Atendimento e Conciliação (PAC) e o Centro de Prática Jurídica (CPJ) seguem o recesso institucional, e a Unidade Judiciária de Cooperação (UJC) segue o calendário do Tribunal de Justiça, com retorno na quarta-feira (14/02), às 13 horas.

Início das aulas

As aulas no Colégio Unesc iniciam na quarta-feira (14/02).

Já as aulas da graduação iniciam dia 26 de fevereiro.

Bancos

Não haverá atendimento nas agências bancárias durante o feriado de Carnaval, nos dias 12 e 13, segunda-feira e terça-feira, o que vale também para as compensações bancárias, incluindo a TED. O Pix, que funciona 24 horas todos os dias, incluindo feriados, poderá ser feito normalmente.

Já na Quarta-Feira de Cinzas, dia 14, o início do expediente ao público começa às 12 horas, no horário local, com encerramento previsto no horário normal de fechamento das agências. Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15 horas, o início do expediente bancário será antecipado, de modo a garantir o mínimo de três horas de atendimento presencial ao público.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento nos dias do feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte (quarta-feira). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Hemosc

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) informa que estará aberto nesta segunda-feira, 12 de fevereiro. O Hemosc estará fechado apenas na terça-feira, dia 13, voltando ao atendimento normal na quarta-feira, dia 14.