InternetData CenterAssinante

Rio Deserto prepara dia especial voltado à segurança para multiplicadores do Programa SafeStart

Ação acontecerá no dia 23 de fevereiro, no Aguaí Santuário Ecológico, em Siderópolis
Rio Deserto prepara dia especial voltado à segurança para multiplicadores do Programa SafeStart
Foto: Lucas Hahn
Por Redação Engeplus Em 12/02/2024 às 15:39

A Rio Deserto está organizando um dia especial para os colaboradores da empresa que desempenharão a função de multiplicadores do Programa SafeStart, uma metodologia internacional de segurança adotada pelo setor carbonífero. A ação acontecerá no dia 23 de fevereiro, no Aguaí Santuário Ecológico, em Siderópolis. Em março, a metodologia começará a ser aplicada nas unidades da empresa, para todos os colaboradores.

O objetivo do dia especial é lembrar os 17 multiplicadores da empresa sobre a importância da função que eles desempenharão para o sucesso do SafeStart. “São colaboradores que já foram capacitados para transmitir conhecimento aos demais. Serão os verdadeiros ‘professores’ do programa dentro da Rio Deserto”, afirma o coordenador de SESMT da empresa, Edivaldo Sobrinho Velho.

A programação do dia especial contará com palestra motivacional, revisão de conteúdo e apresentações. Pelo menos dois facilitadores do Programa SafeStart também acompanharão a atividade. O ambiente externo, em meio à natureza, deve contribuir para tornar a ação ainda mais dinâmica. “Tudo foi pensado para que os multiplicadores se engajem cada vez mais com o SafeStart, e que o programa faça realmente a diferença nas unidades da Rio Deserto e na vida dos colaboradores”, disse Edivaldo.

Comunicação já iniciou nas unidades

Além do dia especial para os multiplicadores, ações de comunicação já começaram a ser realizadas nas unidades da Rio Deserto, para despertar a atenção dos colaboradores para o início do programa. Um vídeo de lançamento foi apresentado durante a Sipat 2023, realizada no final do ano passado, e cartazes já foram colocados em diversos pontos das unidades. Outros formatos de comunicação digital, principalmente via whatsapp, também serão utilizados nos próximos dias.

SafeStart

O SafeStart é uma metodologia desenvolvida no Canadá e já implantada em 60 países e em mais de 3,5 mil empresas. O modelo consiste em técnicas e atividades que visam reforçar aos colaboradores a importância da atenção às tarefas e aos procedimentos de segurança, dentro e fora do ambiente do trabalho, para reduzir os erros e, consequentemente, lesões e incidentes.

ODS

As atividades do Programa SafeStart estão conectadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase no ODS 3 (Saúde e Bem-estar) e ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), já que visam promover a saúde e a segurança dos colaboradores.

Colaboração: Vanessa Colombo Nórdio/Assessoria de Imprensa Rio Deserto