InternetData CenterAssinante

Prefeitura de Forquilhinha e Detran firmam acordo para abertura de posto de atendimento no município

Local vai funcionar no Espaço Cidadão, no Centro da cidade
Prefeitura de Forquilhinha e Detran firmam acordo para abertura de posto de atendimento no município
Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo Engeplus
Por Thiago Hockmüller Em 12/04/2024 às 14:06

A indefinição sobre a abertura de um posto de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran) em Forquilhinha chegou ao final. Nessa quinta-feira, dia 11, o prefeito José Claudio Gonçalves (PSD), o Neguinho, e o presidente da autarquia em Santa Catarina, Kennedy Nunes, firmaram o compromisso para que a ideia, enfim, saia do papel.

O posto de atendimento vai funcionar no Espaço Cidadão, no Centro da cidade. Conforme estipulado em reunião, caberá à prefeitura ceder entre dois a três funcionários e o espaço. Ao Detran, ficará o compromisso de fornecer o suporte operacional. Um dos pontos retirados do acordo foi o atendimento aos munícipes de Nova Veneza, que seguirão atendidos em Criciúma. “Com exclusividade a população de Forquilhinha, o posto de atendimento estará em funcionamento em breve. É mais um passo visando o desenvolvimento do município”, disse o prefeito.

O Espaço Cidadão de Forquilhinha fica localizado na Alameda Felipe Arns, nº 201, com horário de funcionamento das das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. “Recebemos o prefeito Neguinho aqui, que veio reafirmar o compromisso de ter uma unidade do Detran lá em Forquilhinha. Nos próximos dias a nossa diretora operacional vai estar fazendo todo o procedimento para o mais rápido possível termos o ponto de atendimento em parceria com a prefeitura”, disse Nunes. 

Esta decisão faz parte de medidas elencadas pelo Detran para desafogar o atendimento na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Criciúma. Atualmente o posto de Criciúma atende também as cidades de Siderópolis, Treviso, Nova Veneza e Forquilhinha para serviços relacionados a emissão de documentos de veículos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Isto abrange uma população de 300 mil habitantes. Já na questão de penalidades e multas, todos os 12 municípios da Associação de Moradores da Região Carbonífera (Amrec) são atendidos na Capital do Carvão, abrangendo cerca de 600 mil pessoas.

O Detran ainda avançou nas tratativas para incorporar um posto de atendimento ao Criciúma Shopping, na região da Próspera, próximo ao Parque das Nações. O planejamento é concluir a tramitação do projeto e a instalação dos equipamentos em até 45 dias para então realizar a inauguração com a presença do governador do estado, Jorginho Mello (PL).