InternetData CenterAssinante

Pela primeira vez na história, Santa Catarina sedia o Congresso Brasileiro de Contabilidade

Evento acontece em Balneário Camboriú e reúne profissionais do país todo em setembro
Pela primeira vez na história, Santa Catarina sedia o Congresso Brasileiro de Contabilidade
Foto: Divulgação / Expocentro
Por Amanda Garcia Ludwig Em 08/07/2024 às 11:54

Santa Catarina receberá em 2024, pela primeira vez na história, o Congresso Brasileiro de Contabilidade. O evento é realizado a cada quatro anos, e reúne profissionais de todo o país, além de propiciar palestras e encontros com renomados nomes da área contábil nacional e internacional. Balneário Camboriú foi a cidade escolhida para sediar a 21ª edição do congresso, que acontece de 8 a 11 de setembro no Expocentro. 

Em entrevista ao Portal Engeplus, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, Marisa Luciana Schvabe, reforçou que a expectativa é receber mais de seis mil pessoas. “Tudo o que podíamos trazer do que é atual, recente e necessário para o desempenho das funções do contador teremos no congresso, entre as atividades”, afirma.

Entre os palestrantes deste ano está Dan Cockerell, ex-vice-presidente do Magic Kingdom. “Ele falará sobre liderança e negócios no formato Disney. Dan trabalhou 29 anos na empresa. Começou cuidando do estacionamento e se aposentou como vice-presidente do Magic Kingdom”, conta Marisa.

Outra palestra alinhada ao tema do congresso - “Ser Contábil - Humano, Digital e Ético” - é a de Ana Beatriz Barbosa. “Ela é uma psiquiatra renomada, e vai falar sobre ambientes de trabalho e relações tóxicas. Um tema muito importante”, destaca a presidente.

Marisa explica que Santa Catarina está preparada, em termos de estrutura, para receber um evento deste porte. “O congresso já deveria ter acontecido aqui em 2020, mas em razão da pandemia acabou sendo prorrogado. Um evento desta magnitude é algo que todos os estados gostariam de receber. Muitos quesitos são necessários. Nós pleiteamos, e conseguimos”, afirma.

Atualmente, Santa Catarina tem cerca de 22.300 profissionais inscritos no Conselho Regional de Contabilidade, além de mais de cinco mil escritórios de contabilidade. No país, este número chega a 530 mil profissionais registrados. Já em Criciúma, são 835 profissionais registrados, e 189 escritórios. “Estes profissionais precisam estar constantemente atualizados. E está entre nossas funções, do conselho, além de registrar e fiscalizar a profissão, promover a educação profissional continuada. E o congresso oportuniza isso”, ressalta Marisa.

A programação do congresso é extensa e se desdobra em 274 atividades, muitas delas acontecendo de forma simultânea ao longo dos quatro dias de evento. Participam palestrantes e painelistas que abordarão diferentes temas sobre a profissão: Tecnologia, Marketing, Excelência em Governança Pública, Ambiente Corporativo, Ética, Terceiro Setor, Liderança, Fórum da Mulher Contabilista, desafios da profissão e diversos outros assuntos.

Em determinados momentos, o congresso recebe Palestras Magnas, e o auditório fica aberto a todos os mais de seis mil participantes.Clique aqui para conferir a programação completa.