InternetData CenterAssinante

Nova Veneza vai investir em câmeras para monitorar ruas de acesso ao município

Nova equipamentos devem entrar em operação nos próximos 20 dias
Nova Veneza vai investir em câmeras para monitorar ruas de acesso ao município
Foto: Divulgação
Por Lucas Renan Domingos Em 20/02/2024 às 17:39

Nova Veneza será mais um município da Região Carbonífera a investir em câmeras com tecnologia OCR para reforçar a segurança. A assinatura da ordem de serviço para a instalação dos equipamentos será nesta quarta-feira, dia 21. O contrato com a empresa vencedora da licitação será de um ano, podendo ser prorrogado.

Serão nove câmeras colocadas nas ruas de acesso ao município. Com a tecnologia OCR, os equipamentos são capazes de ler as placas de veículos e identificar se estão com registro de furto ou roubo, envolvidos em crimes e até mesmo com irregularidades de trânsito. A estimativa é de que em até 20 dias após a assinatura da ordem de serviço, as câmeras entrem em funcionamento.

“É uma parceria entre o Departamento Municipal de Trânsito, a Polícia Militar e Polícia Civil. Todos esses órgãos de segurança terão acesso às imagens. Caso algum veículo em fuga ou envolvido em algum crime seja flagrado pelas câmeras, automaticamente um comunicado será enviado para as guarnições da PM. Já a Polícia Civil vai poder utilizar as imagens, que ficam gravadas, para futuras investigações. E nós, do departamento de trânsito do município, também vamos usar as câmeras para fazer as fiscalizações que nos são pertinentes”, explicou o diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Nova Veneza, Murilo Gonçalves.

O município fará um investimento mensal de aproximadamente R$ 5 mil mensais para manter o serviço ativo. A empresa contratada será responsável pela instalação, manutenção e troca das câmeras caso os equipamentos sejam danificados, além de fornecer o software para operação dos equipamentos.

“Será um reforço muito significativo na segurança de Nova Veneza. Vamos saber e monitorar todos os carros que entram e saem do nosso município. O sistema também é integrado com municípios vizinhos que já possuem a tecnologia em operação”, destacou Gonçalves. Após instalados, os equipamentos passarão por um período de avaliação. Caso seja necessária, não está descartada a possibilidade de ampliação da quantidade de câmeras a serem instaladas em Nova Veneza.