InternetData CenterAssinante

Maus-tratos em Treviso: destinação de animais será determinada após procedimentos legais

Animais foram recolhidos e encaminhados para clínicas veterinárias
Maus-tratos em Treviso: destinação de animais será determinada após procedimentos legais
Foto: Divulgação/Funtrev
Por Jessica Rosso Crepaldi Em 16/04/2024 às 14:33

A Fundação Municipal de Meio Ambiente de Treviso (Funtrev) se manifestou sobre o caso de maus-tratos de animais, que resultou na prisão de uma mulher na manhã desta terça-feira, dia 16.

Em nota, informou que os animais foram recolhidos e encaminhados para clínicas veterinárias em Laüro Muller e Criciúma. A Funtrev afirmou que a destinação dos animais será feita após a resolução de procedimentos legais. Confira a nota na íntegra:

Na segunda-feira, dia 15, a Fundação Municipal de Meio Ambiente de Treviso realizou fiscalização em uma propriedade no município para averiguar denúncia anônima de maus-tratos a animais. A autarquia acionou a Polícia Militar para auxiliar no caso e dar o suporte na fiscalização. No local, foram encontrados 53 animais (44 cães e 9 gatos) em condições precárias de higiene e saúde. A proprietária foi presa em flagrante por maus-tratos e conduzida pela PM à delegacia em Criciúma.

Os animais foram recolhidos entre ontem, dia 15, e hoje, dia 16, e encaminhados para clínicas veterinárias em Lauro Muller e Criciúma, para receber tratamento e acompanhamento médico. A FUNTREV segue trabalhando no caso, seguindo os processos administrativos e judiciais e a destinação dos animais só será determinada após a resolução dos procedimentos legais adequados.

Não será feita nenhuma doação de animal ou destinação sem o devido parecer judicial.

Sobre o caso

Uma mulher foi detida nessa segunda-feira, dia 15, após a Polícia Militar (PM) de Treviso encontrar cerca de 44 cães e 9 gatos em uma propriedade na estrada geral da Vila Lorenzon. Segundo a PM, os animais estavam em situação de maus-tratos, acomodados em canis sujos, sem ração e sem água, alguns deles com carrapatos, pulgas e sarnas.

A PM se deslocou até a propriedade para prestar apoio para a Fundação Municipal de Meio Ambiente de Treviso (Funtrev). Conforme a guarnição, a mulher relatou aos policiais que os animais são do seu marido, que foi embora há 10 meses. Desde então ela estaria enfrentando dificuldades financeiras para manter os animais, seja para contratar mão de obra para a limpeza ou para contratar médico veterinário. A suspeita foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil.