InternetData CenterAssinante

Greve dos professores de Santa Catarina inicia nesta terça-feira

Primeiro dia de paralisação terá dois atos em Criciúma
Greve dos professores de Santa Catarina inicia nesta terça-feira
Foto: Divulgação
Por Jessica Rosso Crepaldi Em 22/04/2024 às 13:23

Está mantida para iniciar nesta terça-feira, dia 23, a greve dos professores de Santa Catarina. Em Criciúma serão realizados dois atos no primeiro dia de paralisação, um em frente ao Cedup Abilio Paulo, às 7h15, e outro em frente a Escola de Educação Básica Engenheiro Sebastião Toledo dos Santos, o Colegião, às 14 horas, ambos organizados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte).

A greve foi deflagrada em uma assembleia estadual dia 4 de abril e reuniu mais de 5 mil pessoas em Florianópolis. A mobilização será descentralizada em diversas regiões do estado, com manifestações que incluirão faixas e passeatas nos maiores colégios e gerências regionais. Além da motivação da greve, o ato em frente ao Cedup será voltado a protestar contra ameaças aos grevistas. A regional do Sinte Criciúma ressalta que a greve é um direito de todos, de acordo com o art. 9°, caput, c/c o art. 37, VII, ambos da Constituição Federal.

"Essa greve não é apenas por dinheiro. Ela clama por dignidade. Exigimos mais do que palavras vazias: queremos propostas concretas para o plano de carreira, a descompactação da tabela salarial, a garantia da hora atividade para todos os profissionais da educação, datas definidas para o concurso público e a retirada do desconto abusivo de 14% sobre os aposentados", declarou o coordenador do Sinte Evandro Accadrolli. Na última sexta-feira, dia 19, o governador Jorginho Mello esteve reunido com trabalhadores para uma conversa, mas não apresentou nenhuma proposta para a categoria.

Leia mais sobre: