InternetData CenterAssinante

Governo de Içara forma mais 109 pessoas em cursos profissionalizantes

Desde 2021, mais de 800 pessoas receberam o certificado
Governo de Içara forma mais 109 pessoas em cursos profissionalizantes
Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa
Por Redação Engeplus Em 11/02/2024 às 19:15

A Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda de Içara com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), formou mais 109 içarenses para o mercado de trabalho. O evento de conclusão dos cursos de Eletricista Instalador Industrial, Modelista de Roupas, Padeiro e Confeiteiro, Pedreiro de Alvenaria e Técnicas de Soldagem aconteceu nesta semana no auditório do Paço Municipal Ângelo Lodetti.

Moradora do bairro Barracão, Taísa Constantino Silvano almeja criar a sua própria confeitaria. Com o certificado em mãos, a içarense valorizou os ensinamentos aprendidos em sala de aula. “Era o que faltava para eu criar coragem. Sempre gostei de cozinhar, mas são os bolos e doces que sinto prazer em fazer. Agora é só colocar tudo isso em prática”, revela.

A parceria entre a Administração Municipal e o Senai já está chegando ao quarto ano de duração. Desde 2021, mais de 800 pessoas receberam o certificado para atuarem nos mais diversos segmentos industriais, obtendo uma progressão de carreira e fomentando a economia local. “A indústria de Içara é muito forte, sempre há vagas disponíveis para quem quer trabalhar. E quem se qualifica, ganha mais. Exemplos de sucesso não faltaram nestes últimos anos, tivemos vários alunos que até começaram a empreender em um negócio próprio. Esperamos que esse belo projeto ainda possa durar por muitos e muitos anos, ajudando a mudar realidades de famílias através da qualificação profissional”, afirma a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso.

Para se inscrever na Escola Profissional Municipal basta morar na cidade, ter mais de 16 anos e ser alfabetizado. Todos os cursos são gratuitos e são divulgados nos canais oficiais da Prefeitura de Içara no momento da abertura do período de inscrição. “Fomos a primeira cidade do Sul a formalizar essa parceria com o Senai, juntos construímos esse case de sucesso. Como a escolha dos cursos leva em conta a realidade da indústria local, a maioria dos formandos já sai com emprego garantido”, observa o Secretário de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda de Içara, Eduardo Zata.

"Começar o ano já entregando mais profissionais qualificados na nossa querida Içara, é inspirador. Estamos felizes com mais esta parceria concluída, fortalecendo nossa indústria regional e certamente colaborando com a evolução expressiva dos indicadores econômicos do município, e com a realização de muitos sonhos dos estudantes que aqui investiram seu tempo com dedicação", pontua a gerente regional Sul e Litoral Sul do Senai, Graziela Silva Branco.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Içara