InternetData CenterAssinante

Edição do Festival Nacional de Teatro Revirado quebra recorde de inscrições

Ao todo, 428 grupos de teatro do Brasil e América Latina inscreveram-se para participar
Edição do Festival Nacional de Teatro Revirado quebra recorde de inscrições
Foto: Divulgação/Teatro Revirado
Por Redação Engeplus Em 01/04/2024 às 15:21

A quinta edição do Festival Nacional de Teatro Revirado encerrou suas inscrições com um número recorde de participantes. Ao todo, 428 grupos de teatro do Brasil e América Latina realizaram sua inscrição no evento, duas vezes mais que a quantidade de inscritos do ano passado.

Organizado pelo Grupo de Teatro Revirado, o Festival acontecerá entre os dias 27 de maio e 1 de junho, percorrendo seis cidades da região sul de Santa Catarina. Ao longo dos anos, já passaram pelo festival 219 artistas de 55 grupos, totalizando 141 apresentações gratuitas para um público aproximado de 35 mil pessoas, além de atividades formativas.

Para Reveraldo Joaquim, idealizador do Grupo de Teatro Revirado, o número mostra a importância de oferecer espaços para que artistas exponham seus trabalhos para um público cada vez maior. “Nesses tempos de perseguição à arte, à cultura e às diversidades, nesses tempos em que as políticas para a cultura ainda precisam ser mais elaboradas e colocadas em prática, nós artistas seguimos mostrando na prática que a arte é importante, necessária e gostosa de se viver”, explica o ator. 

Reveraldo aponta ainda a importância de a arte chegar de forma gratuita nos mais diversos grupos. “Todos os seres humanos cabem no teatro, e por isso seguimos resistindo e lutando para levar arte de qualidade a crianças, jovens-adolescentes, pessoas com deficiência, idosos, público cativo, mulheres, LGBTQIAPN+, negros e toda pluralidade e diversidade de pessoas”, afirma.

O ator faz também um convite para o público presenciar o Festival. “Acompanhem a programação, que vai ser espetacular, e se unam à comunidade artística na luta por uma política e uma economia cultural que contemple artistas e pessoas que gostam de verdade das artes e da cultura”, completa Reveraldo.

O V Festival Nacional de Teatro Revirado será realizado com recursos da Lei Rouanet e conta com o patrocínio de Giassi, Farben, Eliane e Diamante Energia. Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, os interessados podem contatar Reveraldo Joaquim através do WhatsApp pelo número (48) 99644-1849.