InternetData CenterAssinante

Durante desfile cívico, estudantes do Colégio Michel prestam homenagem a sargento morto em Criciúma

Davi Appel da Silva estudou na instituição do infantil ao ensino médio
Durante desfile cívico, estudantes do Colégio Michel prestam homenagem a sargento morto em Criciúma
Foto: Divulgação/Colégio Michel
Por Rafaela Custódio Em 07/09/2024 às 18:17

No desfile cívico de 7 de setembro, alunos do Colégio Michel, de Criciúma, realizaram uma homenagem ao terceiro sargento Davi Appel da Silva, de 37 anos, que foi assassinado a tiros na última terça-feira, dia 3, na rua Tuiuti, no bairro Comerciário, em Criciúma. A presença dos estudantes destacou o respeito e a admiração da comunidade escolar pelo policial, sublinhando a tragédia e a perda que afetaram a cidade.

O sargento estudou no Colégio Michel do Infantil ao Ensino Médio. Além disso, sua filha também frequenta a instituição e ele estava diariamente na escola. “A homenagem é porque o sargento foi estudante ‘Michelino’ e a sua filha é nossa aluna. Ele estava todos os dias na escola em virtude da sua filha, mas também já ministrou palestra. Com certeza, ele estaria nos ajudando nesse movimento com as crianças no desfile”, comenta Daniele Mondardo, coordenadora de Educação Infantil do Colégio Michel. 

Os alunos desfilaram com uma faixa criada por várias mãos. “A construção da faixa foi das crianças junto com um grupo de professores. Então, as mãozinhas são de professores, de pais e das crianças, porque a comunidade escolar é constituída por muitas mãos, inclusive as da Polícia Militar”, ressalta. 

Respeito à Pátria 

Daniele afirmou que os professores e instituição conversaram com as crianças sobre a importância do respeito e amor à pátria desde cedo. “É essencial compreender o valor de ajudar os outros, de dedicar tempo e estar disponível, mesmo durante o horário de almoço, como frequentemente o sargento Appel fez, zelando pela entrada dos nossos alunos e protegendo nossa escola com alegria e dedicação. As crianças compreenderam e levarão consigo esse exemplo”, frisa.  

O caso 

Segundo a Polícia Civil, os investigadores apuraram que o sargento Appel estava fazendo rondas no bairro Comerciário, sozinho e em patrulha comunitária. O militar teria identificado o homem, de 45 anos, que continuamente causava transtornos no bairro Comerciário, especialmente com uso de drogas. Ele estaria nas proximidades do Colegião e o policial teria o abordado e solicitado que saísse do local. Ao fazer o acompanhamento deste homem, o policial acabou sendo atacado pela janela de sua própria viatura, momento em que foi desarmado pelo criminoso. Este, então portando a arma do policial, efetuou diversos disparos contra o militar, sendo que, na sequência, dispensou a arma no chão. Após o crime, o homem foi detido por moradores e trabalhadores de uma obra nas proximidades, que acionaram a Polícia Militar.

A Polícia Civil apurou que o criminoso é natural do Estado do Rio Grande do Sul e com diversas passagens policiais, inclusive já tendo atacado outro policial militar. Em audiência de custódia na última quarta-feira, dia 4, o juízo da comarca de Criciúma, converteu em preventiva a prisão em flagrante do homem que matou o policial militar.  

Durante a audiência, a prisão em flagrante foi homologada e convertida em preventiva. Foi autorizado ao custodiado a realização de exames de sanidade mental e corpo delito. O processo foi distribuído para a 2ª Vara Criminal da comarca de Criciúma e tramita em segredo de justiça.

Leia mais

Policial militar é morto a tiros no Centro de Criciúma

Policial militar morto a tiros em Criciúma é identificado

Criminoso que matou sargento da PM já havia atentado contra outro policial no mesmo local em Criciúma

Após matar policial, homem dispensou arma no chão e acabou detido por moradores

Comandante do 9° BPM manifesta apoio a familiares de policial morto: ‘estamos extremamente chocados’

Criciúma: velório de sargento da PM morto a tiros acontece nesta quarta-feira 

Jorginho Mello decreta luto oficial de três dias pela morte de policial militar em Criciúma

Corpo de policial morto a tiros em Criciúma é velado em Içara

PM faz última homenagem ao policial que morreu em Criciúma

Prefeitura de Criciúma decreta luto oficial de três dias pela morte de policial militar

Justiça mantém preso homem que matou policial militar em Criciúma