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Dnit planeja obra de contenção para viabilizar retorno do comboio na Serra da Rocinha

Tráfego de veículos está interrompido desde o dia 13 de março
Dnit planeja obra de contenção para viabilizar retorno do comboio na Serra da Rocinha
Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo Engeplus
Por Thiago Hockmüller Em 04/04/2024 às 15:46

A obra de contenção provisória que permitirá o retorno do sistema de comboio na Serra da Rocinha, na BR-285, em Timbé do Sul, vai iniciar na segunda quinzena de abril. A informação é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que não informou o prazo para a conclusão do serviço. O trânsito de veículos na rodovia federal está interrompido desde o dia 13 de março

Segundo o Dnit, será construída uma contenção provisória no formato de “bandeja”, o que permitirá o fim da instabilidade e maior segurança contra os deslizamentos. “O Dnit informa que segue realizando estudos de solo e avaliação de encostas, após as ocorrências de deslizamentos registradas no primeiro trimestre deste ano. A instalação desta contenção provisória terá início ainda nesta primeira quinzena de abril e deve permitir, ao final da instalação, a retomada do sistema de comboios da rodovia”, diz a nota. 

O departamento ainda reiterou que após este trabalho será possível realizar as contenções necessárias para a conclusão da obra e liberação da rodovia. “O Dnit reforça que a BR-285/SC, na Serra da Rocinha, permanece totalmente interditada ao tráfego. A previsão é retomar o sistema de comboios na rodovia assim que as contenções provisórias forem concluídas, e na sequência serão efetuadas as obras e contenções remanescentes para a conclusão da Serra”. 

Quem comemora o avanço é a deputada federal Geovania de Sá (PSDB), que participa da Comissão sobre Obras Paralisadas e Inacabadas da Câmara dos Deputados. O prazo final para entrega da Serra e liberação completa do tráfego está em análise do Dnit.  

“A gente, claro, quer segurança, mas sabemos da necessidade de voltar o sistema de comboio, principalmente para a produção. E por isso estamos em contato direto com o Dnit, exatamente, para agilizar essa questão. O projeto definitivo terá outro estudo que já está em andamento, que vai até não conseguir mais a perfuração na rocha, até ter realmente a segurança necessária para ter então o projeto de contenção definitiva”, explica a deputada. 

Sobre a Serra da Rocinha 

A Serra da Rocinha é considerada um importante corredor de turismo e une os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ela está dentro da BR-285, rodovia que inicia em Araranguá, no Extremo Sul catarinense, e termina em São Borja (RS), na fronteira com a Argentina.  

Embora o lote catarinense esteja em reta final, restando para conclusão apenas 580 metros dos 22 quilômetros, o lado gaúcho está mais longe da finalização. No Rio Grande do Sul, foi dado início ao serviço de pavimentação dos 8,3 quilômetros que conectará as cidades de Timbé do Sul e São José dos Ausentes. Ainda estão previstas três pontes, a maior delas possui 400 metros de extensão e passará sobre o vale do rio das Antas. O trecho gaúcho está orçado em R$ 72 milhões e o prazo de execução é de cerca de dois anos e meio.