InternetData CenterAssinante

Dia Internacional da Mulher: a prevenção é o melhor caminho

Rede Feminina de Combate ao Câncer acolhe e orienta possíveis portadoras da doença
Dia Internacional da Mulher: a prevenção é o melhor caminho
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 08/03/2024 às 14:45

Trabalhar com a prevenção é um dos trabalhos voluntários mais desafiadores e emocionantes para a vida de diversas mulheres. Um bom exemplo disso é a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Balneário Rincão (RFCC), sendo lembrada nesta sexta-feira, dia 8 de março, no Dia Internacional da Mulher. A instituição conta com 46 integrantes que espontaneamente realizam serviços buscando ajudar a diagnosticar mulheres com câncer de mama e colo de útero.

Conforme a presidente da entidade, Vandete Maria Fernandes, a Rede Feminina cumpre o papel de facilitar o acesso ao exame preventivo, também conhecido como Papanicolau, que é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença no seu início, antes que as mulheres tenham sintomas. 

“Desejamos diminuir o número de pessoas na fila por uma consulta no Balneário Rincão. O câncer não pode esperar, sendo prioridade o início dos tratamentos. Nosso trabalho humanitário também é preparar essa possível portadora, que em muitos casos está desorientada, sem saber o caminho que deve seguir”, explicou Vandete.
 
A Rede procura guiar as pacientes com a participação da psicóloga hospitalar e oncológica Janir Faraco, que doa um pouco do seu tempo em benefício de outras pessoas que estão necessitando. “O voluntariado é o acolhimento, buscar esclarecer e confortar essas mulheres que estão passando por um momento especial, considerado diferente e doloroso, porque não é esperado. A verdade é que nesses casos se busca a força para procurar viver com a situação do câncer”, afirmou a psicóloga.

Segundo a especialista, trabalhar em situações como essas também é gratificante pelo ato de fazer o bem, sempre levando leveza, fé e esperança para as possíveis portadoras e as diagnosticadas com a doença. “Elas não estão sozinhas nesse caminho, muitas pessoas se importam e irão ajudar no processo, o bem-estar é muito importante e tratado com grande compaixão”, indicou Janir Faraco.

Quais doenças o exame preventivo pode diagnosticar?

- ⁠Algumas DSTs
- Alterações causadas pelo HPV
- Câncer de colo de útero
- Infecções vaginais
- Inflamações vaginais

Como cuidar da saúde?

- ⁠Alimentação saudável
- Beber a quantidade correta de água para o seu corpo
- Controle do sono
- Evitar açúcar e substâncias tóxica
- Fazer exercícios físicos
- Lidar com emoções
- Realizar consultas e exames regulares
- Tempo para lazer
- Usar filtro solar

Atendimentos da RFCC

Inaugurada oficialmente em outubro de 2022, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Balneário Rincão tem a sede localizada na rua Rio de Janeiro, número 225, no Centro da cidade. Os atendimentos ocorrem segunda, quinta e sexta-feira das 13h às 17 horas. Já nas terças e quarta-feiras das 8 horas ao meio-dia. 

Colaboração: Texto dos acadêmicos Henrique Ferreira e Leonardo Meurer para o trabalho de assessoria voluntária da disciplina de Assessoria de Comunicação, do curso de Jornalismo do Centro Universitário Satc, sob supervisão da professora Nadia Couto.