InternetData CenterAssinante

Com a participação de mais de 100 instituições, desfile cívico-militar é celebrado em Criciúma

Desfile ocorreu na Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações Cincinato Naspolini
Com a participação de mais de 100 instituições, desfile cívico-militar é celebrado em Criciúma
Foto: Laura Bazzei/Portal Engeplus
Por Laura Bazzei Em 07/09/2024 às 12:45

Com a participação de 101 instituições, o desfile cívico-militar de Criciúma aconteceu na manhã deste sábado, dia 7. O evento foi realizado na Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações Cincinato Naspolini, no bairro Próspera, contando com a participação de escolas municipais, estaduais e particulares, além de forças de segurança e entidades sociais.  

O tema representado neste ano foi ‘Criciúma: uma cidade conectada à tecnologia e à inovação para um futuro ecoconsciente’. O evento ocorreu em alusão aos 202 anos da Independência do Brasil. De acordo com o prefeito em exercício de Criciúma, Ricardo Fabris (MDB), a temática escolhida reforça o compromisso de integrar desenvolvimento sustentável e inovação tecnológica na região. “É nossa responsabilidade garantir que a cidade siga seu rumo avançando na construção da Criciúma dos nossos sonhos. E o desfile de hoje simboliza exatamente isso, um olhar para o futuro, construindo com trabalho, união e inovação”, enfatizou Fabris.

Antes do início do desfile, o público acompanhou o hasteamento das bandeiras, realizado durante a execução do Hino Nacional Brasileiro, interpretado pela banda do 28° Grupo de Artilharia e Campanha (28° GAC), em conjunto com alunos das escolas municipais de educação básica (EMEB) Carlos Gorini, José Giassi e Fortunato Brasil Naspolini, que representaram os estudantes da rede municipal.

O desfile iniciou com as apresentações das forças de segurança. E em seguida unidades de ensino municipais, estaduais e particulares, entidades e sociedade civil organizada marcaram presença na Rua da Gente. “Esse tema nos convida a refletir sobre o carinho. O que estamos traçando para o futuro e a importância de equilibrarmos o avanço tecnológico com a responsabilidade ambiental. Em um mundo cada vez mais globalizado e dinâmico, a tecnologia tem se mostrado uma poderosa aliada na transformação social”, explicou a secretária municipal de Educação de Criciúma, Alexsandra Stols Pelegrim.

Segundo Alexsandra, Criciúma se destaca estando na vanguarda da revolução digital, promovendo a inclusão tecnológica e capacitando os jovens para enfrentar os desafios da sociedade. A comemoração da independência com essa temática reforça o compromisso da cidade com o futuro. “Estamos formando uma geração que entende que o desenvolvimento tecnológico e a inovação são fundamentais para o processo, mas que também reconhece a importância de cuidar do meio ambiente”, explicou a secretária.

Homenagem para sargento morto em Criciúma

Em um ato institucional simbólico da Polícia Militar (PM), para reverenciar a dor e o respeito aos policiais militares mortos em serviço, os policiais desfilaram com uma faixa preta no braço em sinal de luto e homenagem ao terceiro sargento Davi Appel da Silva, policial militar morto a tiros por um homem, de 45 anos, na manhã da última terça-feira, dia 3, na área central de Criciúma. O ato teve como intuito demonstrar a gratidão e comprometimento do exemplar militar no trato das missões diárias. Destaque também para o 3º Pelotão, que desfilou com a fita da boina solta, ato esse que simboliza que a corporação está em luto.

Confira abaixo a galeria de fotos do desfile cívico-militar: