InternetData CenterAssinante

Capacitação em primeiros socorros reforça excelência nos atendimentos da Apae Cocal do Sul

Curso com duração de oito horas foi ministrado por instrutor e bombeiro civil
Capacitação em primeiros socorros reforça excelência nos atendimentos da Apae Cocal do Sul
Foto: Ana Paula Nesi / Apae Cocal do Sul
Por Redação Engeplus Em 27/01/2024 às 12:21

Profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Cocal do Sul participaram de um treinamento abrangente em primeiros socorros, proporcionando conhecimento vital para lidar com situações de emergência. O curso, com duração de oito horas e ministrado pelo instrutor e bombeiro civil Anderson Maia, foi oferecido em parceria com a Faculdades Esucri e Optimus Fire Treinamentos, e abordou temas cruciais, desde legislação a prática efetiva.

O treinamento, que contou com o suporte da acadêmica de enfermagem Julia Rodrigues Moroso, foi concebido para equipar os profissionais da APAE com habilidades essenciais para avaliar e intervir em situações emergenciais. Anderson Maia destacou diversos tópicos vitais, incluindo o papel das forças de segurança, o momento crucial de acionar socorro, a avaliação primária, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e procedimentos para casos de engasgo, queda, fratura, crise de ausência, crise convulsiva, acidente vascular cerebral (AVC) e Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP).

"Tem muitas situações dentro de primeiros socorros que a gente não tem tempo para esperar ambulância, tem que agir na hora, isso vai garantir a vida do paciente. Primeiros socorros serve não só para o ambiente corporativo, serve para todos os ambientes. A gente faz um curso, tem instrução, com a ideia de não usar. Mas se a gente precisar, nós vamos ter ali o conhecimento e as técnicas adequadas para fazer aquilo que é certo para o paciente", explica Maia.

Camila Rodrigues, profissional de Educação Física da APAE, ressalta a relevância desse treinamento para a instituição. "Oferecer o treinamento de primeiros socorros aos professores e técnicos é manter a excelência nos atendimentos realizados pela APAE. O conhecimento sobre o tema faz a diferença na prevenção de desfechos desfavoráveis e no cuidado da saúde dos nossos alunos."

O compromisso da APAE Cocal do Sul em investir na capacitação de sua equipe destaca-se como uma medida proativa para garantir a segurança e o bem-estar dos assistidos pela instituição. O treinamento de primeiros socorros fortalece não apenas a habilidade técnica dos profissionais, mas também a confiança da comunidade na qualidade dos serviços oferecidos pela APAE.

Primeiros Socorros e a importância para toda população

O instrutor e Bombeiro Civil, Anderson Maia, enfatizou que "Todo mundo deveria saber Primeiros Socorros". Segundo ele, em algumas situações não dá tempo de aguardar a ambulância chegar para prestar o atendimento. "O socorro público é muito importante e deve ser acionado, mas muitas vezes, se a gente for ficar esperando, pode ser que o paciente não tenha tempo e chance de sobrevivência", ressalta.

Ao destacar as principais manobras que todos deveriam ter conhecimento, Maia cita o controle de hemorragia, que é uma situação que, dentro de três a cinco minutos, o paciente pode ir a óbito, dependendo, é claro, da gravidade. Então tem que ser feito logo, para garantir a vida do paciente. "A parada cardiorrespiratória, também é uma situação que precisa de intervenção na hora, o quanto antes. Não tem como esperar a ambulância. E outra situação também que é muito comum é o engasgo, que precisa de intervenção imediata", finaliza.

Colaboração: Ana Paula Nesi / Assessoria de Imprensa da Apae Cocal do Sul