InternetData CenterAssinante

Caminhada pela Conscientização do Autismo reúne centenas de pessoas em Imbituba

Cerca de 150 pessoas participaram da ação nesta terça-feira, dia 2
Caminhada pela Conscientização do Autismo reúne centenas de pessoas em Imbituba
Foto: Divulgação/Prefeitura de Imbituba
Por Redação Engeplus Em 02/04/2024 às 16:25

A Associação dos Amigos dos Autistas de Imbituba (AMAI), em parceria com a Prefeitura de Imbituba, realizou, na manhã desta terça-feira, dia 2, a tradicional Caminhada pela Conscientização do Autismo. Cerca de 150 pessoas participaram da ação, entre crianças, pais, alunos de escolas da cidade, professores e profissionais que atuam na área.

A caminhada saiu da rua Ernani Cotrim, em frente da Prefeitura de Imbituba, e seguiu pelas vias centrais até o Calçadão da rua Nereu Ramos. O objetivo da ação, que ocorreu, justamente, no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, foi dar visibilidade ao número crescente de pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista.

A caminhada pelas ruas de Imbituba, que contou com a presença do vice-prefeito, Clésio do Marcão, das Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Rafaela Pereira de Mello, do Secretário Municipal de Saúde, Emanoel Matos, e do vereador Bruno Pacheco, buscou, também, conscientizar a população sobre a importância da inclusão das pessoas com TEA no convívio social.

O dia 2 de abril foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2008 como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O Transtorno do Espectro Autista é uma síndrome que afeta vários aspectos da comunicação, além de influenciar no comportamento da criança, jovem ou adulto.

Estima-se que, hoje, o Brasil tenha cerca de 2 milhões pessoas com autismo. O diagnóstico precoce é a chave para o desenvolvimento de cada paciente.

Leia mais sobre: