InternetData CenterAssinante

Atafona começa a funcionar no lago da Praça do Congresso nesta quinta-feira

Objeto foi instalado nesta quarta, com auxílio de um guindaste, e também foi testado
Atafona começa a funcionar no lago da Praça do Congresso nesta quinta-feira
Foto: Jessica Rosso Crepaldi/Portal Engeplus
Por Jessica Rosso Crepaldi Em 21/02/2024 às 21:00

Uma atafona foi instalada na manhã desta quarta-feira, dia 21, no lago da Praça do Congresso, com auxílio de um guindaste, e também foi testada. O objeto remete à cultura italiana e faz referência à primeira indústria de Criciúma. “O prefeito Clésio Salvaro teve a ideia de colocar ali para oxigenar a água. Começa a funcionar amanhã. É mais uma atração turística”, disse o secretário-geral, Arleu da Silveira

A atafona faz parte da revitalização da Praça do Congresso. A primeira parte do projeto foi entregue em novembro de 2023. A revitalização incluiu a substituição do petit pavê por paver das calçadas externas e meios-fios, cercamento total da praça, pavimentação de todos os caminhos com paver, a reconstrução de todas as escadarias de acesso da praça (com guarda-corpo, corrimão e rampas de acessibilidade).

 atafona na Praça do Congresso (Foto: Jessica Rosso Crepaldi/Portal Engeplus)

Foi executado ainda o cercamento e revitalização da ilha do lago, implantação do espaço pet e de um coreto e deck de madeira, revitalização do parque infantil e da academia, drenagem e iluminação. As melhorias feitas na primeira etapa da revitalização receberam um investimento de R$ 2,3 milhões, sendo que R$ 1,5 milhão é proveniente do Fundo de Desenvolvimento Municipal (Fundem). 

O município já possuia uma atafona como ponto turístico. Ela fica localizada no Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina. Confira nas fotos:

atafona no Parque dos Imigrantes (Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa)

Atafona no Parque dos Imigrantes (Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa)

Chafariz

Ainda sobre a revitalização da Praça do Congresso, o local deve receber um chafariz. “Os processos já foram feitos para a compra, mas ainda não tem previsão para ser colocado”, completou o secretário-geral. O espaço para a instalação do chafariz será do outro lado de onde foi colocada a atafona no dia de hoje.