InternetData CenterAssinante

Três bailarinos passam na pré-seletiva da Escola do Teatro Bolshoi

Audições ocorreram no último final de semana, no Parque Diamante +Energia
Três bailarinos passam na pré-seletiva da Escola do Teatro Bolshoi
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 21/06/2023 às 16:18

Foram 38 bailarinos inscritos e um sonho: estudar balé em uma das mais respeitadas escolas de dança do mundo. Na etapa inédita em Capivari de Baixo, realizada no último fim de semana, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil realizou a pré-seletiva presencial no Parque Diamante +Energia. O evento ocorreu como contrapartida pelo patrocínio, tanto via lei de incentivo quanto convênio, da Diamante Gestão de Energia.

A modalidade ocorre em diversos estados brasileiros e é a primeira fase para concorrer a bolsas de estudo na escola, que fica em Joinville e é a única fora da Rússia. Realizada anualmente, o objetivo da instituição é identificar em crianças de 8 a 11 anos a habilidade para estudar o método Bolshoi de ensinar o balé. Além disso, também são realizadas as “Chamadas Especiais”, com bailarinos acima dos 12 anos e com conhecimento prévio em dança.

O evento ainda contou com um workshop com os bailarinos do Parque Diamante, com aulas lúdicas, dicas e técnicas de dança do método Bolshoi. A etapa na Capital Termelétrica da América Latina ainda trouxe oportunidades não apenas para os moradores da Amurel, mas também para os demais municípios do sul de Santa Catarina e para os vizinhos do Rio Grande do Sul.

A bailarina Cecília Bittencourt, de 11 anos, veio de Porto Alegre acompanhada da mãe para realizar a seleção. “Gosto de balé, já faço aulas há um ano. Acho muito legal e interessante a dança”, conta a pequena. Segundo a mãe de Cecília, Bibiana Gutierrez, antes de morar na capital gaúcha, ela residia em Joinville, onde conheceu a instituição e as oportunidades que ela proporciona aos jovens bailarinos. “Quando vi que haveria uma pré-seleção perto de casa, e como já conhecia a escola, comentei com a Cecília que era uma grande oportunidade”, ressalta Bibiana.

Alunos de dança do Parque Diamante +Energia

Entre os participantes estavam os alunos de dança do Parque Diamante +Energia. Luiz Arthur, de 12 anos, compartilhou como estava se sentindo ao participar pela primeira vez de uma seletiva. “Estou muito animado por realizar, pela primeira vez, uma etapa do Bolshoi. Já danço há dois anos e só de participar é uma grande alegria. Estar aqui é muito legal”, disse o bailarino enquanto se preparava junto aos colegas.

Além dos novatos, também havia os veteranos. O aluno do Parque, Luiz Carlos Berto, de 16 anos, premiado no Festival de Dança de Berlim, comenta sobre a oportunidade. “Trazer esse teste para mais perto foi muito importante. No primeiro momento, precisei ir até Joinville fazer a pré-seleção do Bolshoi, cheguei até a final e fiquei muito feliz. Agora, estou aqui pela segunda vez, contente de participar da etapa em casa”, explica Luiz.

Apoio da Diamante Energia

A Coordenadora de Produção, Eventos e Audições na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Sylvana Albuquerque, destaca a importância de empresas como a Diamante Energia, patrocinadora do Bolshoi em 2023, investirem e acreditarem na mudança social que oportunidades como essas causam na vida de centenas de jovens.

“Nossos apoiadores são de fundamental importância, pois essas empresas têm uma visão de futuro. Acreditam nos profissionais que crianças e adolescentes podem se tornar amanhã. É um olhar voltado para arte, cultura e responsabilidade social”, disse Sylvana.

A coordenadora ainda ressalta: “Esse trabalho social que o Bolshoi realiza é muito importante. Pois proporciona que crianças das mais diversas classes sociais possam frequentar uma escola de qualidade. Com estudo fornecido, desde o transporte, alimentação, saúde e bem-estar. São oito anos até se tornar um bailarino profissional com o método do Bolshoi, e essas crianças saem daqui profissionais aptos para qualquer companhia de dança do mundo”, conclui Sylvana.

Aprovados na pré-seleção

Na pré-seleção os seguintes candidatos foram aprovados: Deiner Enrique Zerpa Mejias, no masculino; Laiza Camilo Souza e Laura Julião Vargas; no feminino. As pré-seletivas seguirão acontecendo pelo Brasil até setembro deste ano, com o calendário disponível também no site da escola. Em outubro, todos os alunos aprovados nas pré-seletivas participarão da etapa final em Joinville.

Em dezembro, no Parque Diamante +Energia, o Bolshoi retornará com uma apresentação de Natal.