InternetData CenterAssinante

Temática ambiental inspira produção de curta-metragem do grupo Polo de Cinema Criciúma

Projeto ‘Vamos Plantar Árvores’ será lançado neste sábado, às 11 horas, no Shopping Della
Temática ambiental inspira produção de curta-metragem do grupo Polo de Cinema Criciúma
Foto: Unsplash
Por Patrick Stüpp Em 28/08/2023 às 15:23

Será com temática ambiental que o grupo artístico Polo de Cinema Criciúma lançará o curta-metragem ‘Vamos Plantar Árvores’. O projeto será lançado neste sábado, dia 2, às 11 horas, no cinema do Shopping Della Giustina, na Praça Nereu Ramos, no Centro de Criciúma. Ao todo, serão dez minutos de exibição com entrada gratuita para quem quiser participar.

O curta foi gravado e desenvolvimento em fevereiro de 2023, com produção do Polo de Cinema de Criciúma, direção de Sander Hahn e com roteiros de Marcello Zapelini, Leandro de Bona e Sander Hahn. Segundo o biólogo, roteirista e ator, Marcello Zapelini, após a exibição do projeto terá um debate sobre o motivo das faltas de árvores em Criciúma. 

“Estou fazendo meu mestrado e farei meu doutorado com temáticas ambiental, principalmente devido minha formação em biologia. E durante o desenvolvimento das minhas pesquisas percebi constantemente a falta de ambientes arborizados na cidade. Então, isso me inspirou a desenvolver e trazer esse tema como foco para um curta-metragem em nossos projetos”, explicou.

Cultura, meio ambiente e história da cidade

Além do curta-metragem que será lançado neste sábado, o grupo já desenvolveu, ao todo, 14 trabalhos, como Marion, Galos e Passarinhos, Domingos Bugreiro, Escolhedeiras de Carvão e outros projetos. Os curtas-metragens do grupo podem ser conferidos no canal do Youtube Polo de Cinema Criciúma, clicando aqui.

As produções, geralmente, são inspiradas nos temas de meio ambiente, cultural e histórias que envolvem a Região Carbonífera. "Essa questão do destamentamento são constantes. Ainda, como faço parte das ações do grupo 'Salve o Morro do Céu', eu consegui trazer de forma bem retratada a nossa luta para o curta-metragem, mostrando a importância que a natureza consegue exercer em nossas vidas", destacou Zapelini

As produções dos curtas-metragens são feitos por meio dos editais promovidos pela Fundação Cultural de Criciúma (FCC) ou com parcerias e colaboração por meio de vaquinhas durante as filmagens do grupo.