InternetData CenterAssinante

Secretaria de Saúde e Câmara discutem presente e futuro do Centro de Especialidades Odontológicas

Conversa aconteceu na Casa Legislativa de Urussanga nessa terça-feira, dia 15
Secretaria de Saúde e Câmara discutem presente e futuro do Centro de Especialidades Odontológicas
Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa
Por Redação Engeplus Em 16/08/2023 às 11:25

A reunião da Câmara de Urussanga nessa terça-feira, dia 15, teve a participação da secretária municipal de Saúde e da coordenadora de Saúde Bucal, Ingrid Zanellato e Adriana Do Amaral, respectivamente. Elas expuseram aos vereadores as atividades do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Urussanga. A presença das servidoras foi em atendimento a um requerimento apresentado pelo vereador Daniel Moraes, o Nel (PSD), aprovado por unanimidade pelo Legislativo.

Conforme solicitado pelo vereador Nel no requerimento, Ingrid e Adriana apresentaram números sobre os atendimentos realizados, profissionais disponíveis, recursos recebidos, valores investidos, cumprimento de metas e desafios enfrentados. Os vereadores fizeram questionamentos sobre gestão, produtividade, custos e possibilidades de melhorias.

Adriana explicou que, em 2021, o CEO passou a ser credenciado apenas como municipal, deixando de ser regional, para atender somente a Urussanga. A mudança, segundo ela, foi fruto de um trabalho feito pela Secretaria, já que o modelo anterior, que também contemplava Orleans, Lauro Müller e Cocal do Sul, era desvantajoso para Urussanga.

Números apresentados

De acordo com dados apresentados, em 2022 foram prestados 217 atendimentos de endodontia, 1.483 de periodontia, 251 cirurgias e 1.090 procedimentos básicos em pessoas com necessidades especiais. Urussanga é o que mais faz procedimentos na região em termos per capita, segundo a secretária Ingrid.

Por mês, o CEO custa cerca de R$ 54 mil, entre folha de pagamento, encargos, materiais de consumo e outras despesas. Desse total, R$ 10,7 mil vêm de repasse federal e cofinanciamento estadual, com o restante às custas do município.

Conforme Ingrid, deve ser considerada a possibilidade de adesão a consórcio intermunicipal para reduzir os custos de operação do CEO. “Hoje todos os municípios já utilizam o consórcio para compra de medicamentos, consultas e procedimentos. É uma questão a ser pensada, a utilização dessas ferramentas que estão disponíveis para que não se perca a qualidade de atendimento à população e onerando menos o município”, expôs.

Segundo Adriana, nos últimos anos houve avanços como a conquista do oitavo lugar no Brasil e primeiro em Santa Catarina, entre cidades com 20 mil a 50 mil habitantes, no Prêmio CFO de Saúde Bucal 2019 pela qualidade na prestação de serviços à comunidade. “Sei que sempre haverá o que melhorar, mas viemos trabalhando nisso há muito tempo, buscando fazer o melhor para trazer uma saúde pública de qualidade para a população”, afirmou Adriana.

O que é o CEO

O Centro de Especialidades Odontológicas é responsável por atendimentos odontológicos complexos. Normalmente, quem precisa de atendimento odontológico procura a unidade de saúde do bairro e, se necessário um procedimento de maior complexidade, é encaminhado ao CEO. Entre esses procedimentos, estão tratamento de canal, de gengiva, cirurgias, extrações de siso, próteses e atendimento para pessoas com necessidades especiais.

Colaboração: Renan Medeiros/Câmara de Vereadores de Urussanga