InternetData CenterAssinante

Salvaro diz que Festival Gastronômico e Balonismo serão preparação para o centenário de emancipação

Evento acontecerá entre 3 e 5 de novembro, no Parque das Nações
Salvaro diz que Festival Gastronômico e Balonismo serão preparação para o centenário de emancipação
Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo Engeplus
Por Thiago Hockmüller Em 19/10/2023 às 20:21

Em 2025, data de celebração de 100 anos da emancipação político-administrativa de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD) não estará mais à frente da Prefeitura de Criciúma. Porém, o atual prefeito pretende entregar ao próximo gestor da cidade um evento específico para celebrar e consolidar o 4 de novembro no calendário dos criciumenses.

A proposta é a criação do Festival Gastronômico de Criciúma - Cores e Sabores, que será realizado já neste ano, entre os dias 3 e 5 de novembro. Dentro deste evento será lançado o Festival de Balonismo, que terá a primeira edição em 2024, simultâneo ao Festival Gastronômico. 


Parque das Nações receberá festa no início de novembro. (Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo Portal Engeplus)

“Sem prejuízo ao 6 de janeiro, que marca a data da colonização da nossa cidade, quando chegaram os primeiros imigrantes em 1880. Mas tem outra data, que durante 98 anos não foi comemorada e nem lembrada, que é a data de emancipação político-administrativo de Criciúma. Criciúma pertencia ao município de Araranguá e no dia 4 de novembro de 1925 se emancipou”, lembra o prefeito. 

O Festival Gastronômico será promovido pela Fundação Cultural de Criciúma (FCC), com a projeção de receber até 40 mil pessoas durante os três dias de evento no Parque das Nações. Neste ano, quatro balões serão alçados ao ar de forma demonstrativa, ou seja, não haverá voo comercial. Já em 2024, a ideia é disponibilizar o voo comercial, além de voos demonstrativos e competição de balões artísticos. A expectativa é que no próximo ano, o festival receba cerca de 20 balões.

“É uma preparação para o Centenário. No dia 4 de novembro de 2025, aquele que vier vai pegar algo pronto. O Parque das Nações é extraordinário, mede 100 mil metros quadrados, e tem condição de receber grandes eventos. Sem falar nos equipamentos públicos que foram construídos dentro do parque, como por exemplo o Centro de Convivência da Terceira Idade, além das pistas de caminhada e ciclovia. É um local para grandes eventos, como o do balonismo”, explica Salvaro. 

Inaugurações

São vários equipamentos. Por que um foguete que levou um satélite para a estratosfera? Por que um foguete que levou uma sonda? Por que um míssel? São coisas que trazem gente nova para a cidade e valorizam Criciúma, que não é uma cidade pequena, é gigante. Em volta de Criciúma há outras cidades e há público para todos. É uma aldeia e debaixo dela cabem muitas tribos, inclusive as que gostam de balonismo.

Clésio Salvaro, prefeito de Criciúma
___________

A Prefeitura de Criciúma também prepara um pacote de inaugurações no dia 4 de novembro. O prefeito explica que em função da chuva que castigou a região nas últimas semanas, ainda não é possível determinar quais obras serão inauguradas, porém promete a entrega dos dois foguetes e do míssil no Parque Astronômico. 

“É uma forma de resgatar o aniversário da nossa cidade, lembrando a data de emancipação. E neste dia vamos ter várias obras para entregar. É claro que  por conta das fortes chuvas, talvez uma ou outra não vamos conseguir entregar, mas com certeza o mirante será entregue, com certeza os dois foguetes, um que levou a sonda espacial e o que levou o satélite, e o míssil, vamos colocar à disposição da população no Parque Astronômico”, afirma o prefeito.

A programação dos shows que serão realizados no Festival da Gastronomia estão em fase de negociação e por isso a FCC ainda não divulgou o calendário completo da festa.