InternetData CenterAssinante

Prefeitura de Maracajá oferece curso gratuito de costura

Iniciativa já capacitou mais de 150 pessoas
Prefeitura de Maracajá oferece curso gratuito de costura
Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa
Por Redação Engeplus Em 09/09/2023 às 14:11

A costura tem sido uma ferramenta de desenvolvimento profissional para os maracajenses que participam do Curso de Costura Industrial oferecido pela Administração Municipal de Maracajá, por meio do Departamento de Assistência e Bem-Estar Social.

O Projeto Mãos dos Bem – iniciativa da primeira-dama, Claudete Rocha Brambila - já capacitou mais de 150 pessoas, a maioria mulheres que encontraram no Projeto uma vaga no mercado de trabalho. Para Claudete, o sucesso do curso se dá pelo fato de ser gratuito e ter uma boa parceria com as empresas locais, que doam tecidos, linhas e outros materiais utilizados nas confecções das peças.

O curso de Costura Industrial acontece, em dois períodos, das 14 às 17 horas e das 19 às 22 horas, na antiga Escola 12 de Maio. No local, as alunas aprendem a dominar a máquina e o acelerador, a encaixar a bobina na máquina, a trocar os rolos de linhas, do básico até a prática de confecção de peças. Na última semana aconteceu a conclusão de mais uma turma, com formadas preparadas para se desenvolver profissionalmente na área.

Casos de Sucesso

Elas têm como exemplo algumas alunas que já se formaram nos cursos e hoje trabalham exclusivamente com a costura, como é o caso de Jocelia da Rosa Antunes, que há cinco meses concluiu o curso e já está empregada na área. “Trabalhei anos atrás como costureira, porém estava desatualizada, por isso resolvi fazer o curso, e foi um grande aprendizado. Uma oportunidade única, e que eu indico para quem busca uma nova oportunidade de trabalho”, disse.

Há três meses Jocelia está trabalhando em uma empresa têxtil que absorve algumas alunas que passaram pelas mãos da professora Fátima Rosania Matias. “Me encontrei profissionalmente, fiz o curso e hoje empregada tenho conseguido ajudar minha família e conquistado minha primeira motocicleta”, relata Jocelia.

Juciele Lourenço da Silva, de 34 anos, acabou de concluir o curso e já projeta o futuro. “Esse curso é uma grande oportunidade para quem quer atuar na área. Pretendo fazer mais um mês de aula para estar apta a iniciar profissionalmente. Agradeço a Administração e a professora Fátima, pela oportunidade e pelos ensinamentos”, conclui.

Nova Turma

As inscrições para uma nova turma estão abertas e podem ser realizadas no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do município das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, até sexta-feira, dia 15. O curso é inteiramente gratuito e as aulas acontecem em dois períodos, vespertino e noturno. A nova turma terá aulas nas segundas e quartas-feiras.

Colaboração: Carla Costa / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Maracajá

Leia mais sobre: