InternetData CenterAssinante

Pelotão Esperança do 28º GAC comemora 30 anos nesta terça-feira

Iniciativa atende crianças com atividades de lazer, viagens de estudos e projetos sociais
Pelotão Esperança do 28º GAC comemora 30 anos nesta terça-feira
Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa
Por Redação Engeplus Em 20/11/2023 às 13:41

Nesta terça-feira, dia 21, o 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) realizará atividades em comemoração aos 30 anos de criação do Pelotão da Esperança. O projeto, criado em 1993  atende meninos dos 4º e 5º anos de escolas municipais de Criciúma. As crianças acompanham pela manhã a grade curricular da Secretaria Municipal de Educação de Criciúma e as professoras são vinculadas à Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Antônio Mangilli, no bairro Primeira Linha. Além das aulas da grade curricular do município, os alunos também praticam atividades de contraturno no 28º GAC, atividades de lazer, viagens de estudos e participam de outros projetos sociais na cidade. 

A solenidade de comemoração contará com a presença do coronel Jorge Alberto Durgante Colpo, criador do Pelotão Esperança, do comandante Militar do Sul, general de Exército Hertz Pires do Nascimento, autoridades militares, autoridades civis, amigos do 28º GAC, colaboradores e amigos do Pelotão Esperança. 

Para o comandante do 28º GAC, o tenente-coronel Eduardo Moraes Fonseca, são 30 anos contribuindo para a formação de cidadãos melhores para a sociedade. “O Projeto tem um papel crucial no desenvolvimento desses jovens, pois oferece oportunidades para aprender habilidades sociais, cívicas e emocionais fundamentais, promovendo o respeito à pátria, ensinando valores cívicos, civismo e patriotismo. O Pelotão Esperança proporciona um ambiente seguro e educativo para essas crianças. Além de aprenderem sobre respeito à pátria, elas recebem orientações sobre responsabilidade, trabalho em equipe e respeito mútuo. O Projeto também oferece suporte psicossocial e educacional, ajudando a melhorar a autoestima e habilidades de comunicação das crianças”, afirmou o tenente-coronel.

O subtenente Silva, coordenador do projeto em 2023, acredita que o impacto do projeto é positivo não só para as crianças, mas para sua famílias e para a comunidade como um todo. “Ao verem seus filhos envolvidos em atividades construtivas e enriquecedoras, as famílias passam a sentir-se mais seguras e confiantes no desenvolvimento dos seus filhos. Além disso, o projeto presta apoio às famílias, oferecendo orientação familiar. O suporte e a assistência oferecidos às famílias através dessa parceria tem um impacto significativo no bem-estar das crianças e na estabilidade familiar”, explicou. 

Ex-alunos participarão da formatura

Mateus Dutra participou do projeto em 2011 e 2012. Ele foi aluno destaque e na época recebeu uma bolsa de estudos para estudar no Colégio Michel. Ernesto Sandino dos Santos fez parte da 2ª Turma do Pelotão Esperança, em 1994, também confirmou presença na solenidade.

Hoje compondo o efetivo na graduação de Cabo, Caio Paiva Sousa foi aluno do Pelotão Esperança.  "O Pelotão Esperança foi um divisor de águas para mim. Aqui aprendi sobre disciplina e trabalho em equipe. O 28º GAC sempre foi uma grande família e hoje tenho orgulho do tempo que passei aqui como aluno." ressaltou Paiva.