InternetData CenterAssinante

Içara abre nova turma de Alfabetização de Jovens e Adultos no bairro Esplanada

Iniciativa visa erradicar o número de analfabetos no município
Içara abre nova turma de Alfabetização de Jovens e Adultos no bairro Esplanada
Foto: Divulgação/Prefeitura de Içara
Por Redação Engeplus Em 09/08/2023 às 19:35

O bairro Esplanada, em Içara, recebeu pela primeira vez uma turma de Alfabetização de Jovens e Adultos. A aula inaugural aconteceu nesta terça-feira, dia 8, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da localidade. O curso é disponibilizado pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, para alunos com mais de 15 anos.

“Há muito tempo a comunidade vinha solicitando, é uma demanda bastante grande. Essa turma já está com 26 estudantes matriculados, e o número segue subindo”, informa Daniele Schlichting Fusinato, coordenadora do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Içara (Cejai).  

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 17h45 às 22h55. Além do Cras do bairro Esplanada, a Escola Quintino Rizzieri, no bairro Jardim Elizabete, recebe as demais turmas do Cejai.

“Temos alunos de 30, 50, 60 anos, desde jovens, até idosos. A prefeitura também disponibiliza o transporte para alunos de outras localidades, fornece material escolar e a merenda. Os interessados podem procurar o Cras do bairro Esplanada para realizar a inscrição, ou a própria secretaria”, pontua Daniele.

De acordo com Elenice Alvim de Oliveira, secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, o principal objetivo da Alfabetização de Jovens e Adultos é erradicar o número de analfabetos no município. “A alfabetização torna os cidadãos mais conscientes e orientados, contribuindo para o desenvolvimento de Içara. Constitucionalmente, todos têm o direito à educação. Nós, como poder público, temos o dever de oferecer a oportunidade. Que seja o início de uma nova vida para todos esses cidadãos”, afirma. 

Leia mais sobre: