InternetData CenterAssinante

Içara abre a Semana do Trânsito com desfile na rua Coronel Marcos Rovaris

Cerca de 300 pessoas participaram da ação
Içara abre a Semana do Trânsito com desfile na rua Coronel Marcos Rovaris
Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa
Por Redação Engeplus Em 19/09/2023 às 13:44

Içara deu início às atividades da Semana Nacional do Trânsito na manhã desta terça-feira, dia 19, com um desfile na rua Coronel Marcos Rovaris, no centro da cidade. A ação foi organizada pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), com o apoio do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e do Departamento de Trânsito. Cerca de 300 pessoas participaram do ato, com a presença de 150 alunos da rede de ensino e de entidades da sociedade civil organizada de Içara, além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Ao longo desta semana, as escolas do município recebrão palestras alusivas ao tema. “É importante começarmos a conscientização pelos mais novos, porque eles vão ser os responsáveis por educar os pais quando vê-los cometendo alguma infração, como usar o celular ao volante ou dirigir sem o cinto de segurança”, aponta Willian Acordi Pizzetti, coordenador do Departamento de Trânsito de Içara.

Conforme os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Capital do Mel chegou em cerca de 60 mil habitantes. Por sua vez, o número de veículos registrados na cidade é de 56 mil, praticamente, um por morador.

“Isso exige da gente cada vez mais responsabilidade”, observa a prefeita Dalvania Cardoso. “Recentemente, começamos a asfaltar diversas ruas através da nossa nova Usina de Asfalto. Os moradores, após um tempo, voltam a nos procurar pedindo a construção de lombadas, porque os motoristas não respeitam mais o limite de velocidade. É isso o que precisamos mudar, a mentalidade”, completa.

De acordo com Erika Nicolau, secretária do Conseg, prezar por um trânsito mais seguro é um dever de cada um de nós. “Os acidentes de trânsito são a terceira maior causa de mortes no mundo, atrás apenas dos problemas cardiovasculares e do câncer. Com certeza, as pequenas infrações também têm influência sobre isso. É hora de discutirmos essa problemática e adotarmos uma nova postura para termos um trânsito mais seguro”, afirma.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Içara 

Leia mais sobre: