InternetData CenterAssinante

Capivara é resgatada após entrar em supermercado no Pinheirinho

Ela foi levada pelos bombeiros ao rio Criciúma
Capivara é resgatada após entrar em supermercado no Pinheirinho
Foto: Divulgação
Por Thiago Hockmüller Em 27/09/2023 às 16:52

Bombeiros, policiais militares e agentes da Diretoria Municipal de Meio Ambiente de Criciúma (Dmacri) resgataram uma capivara que 'invadiu' um supermercado no bairro Pinheirinho em Criciúma. A ocorrência foi registrada nessa terça-feira, dia 26. O animal, de grande porte, foi solto no rio Criciúma, em um local que abriga grande população da espécie. 

Valmir Gomes é servidor público e atua na Dmacri. Ele explica que a capivara entrou no supermercado para se proteger, já que estava assustada com a movimentação de pessoas e veículos. O mercado está localizado próximo da avenida Centenário, provável caminho percorrido pelo animal. “Ela foi tirada de lá e levada para o rio, ali atrás do Lanternas (apenas referência). Naquele entorno ali tem muita capivara. Ela deve ter saído durante a noite e se perdido. E se assustou quando achou um local com bastante pessoas", explica.

A capivara estava escondida ao lado de um freezer e foi colocada em uma gaiola (confira o vídeo abaixo) utilizada na captura de animais. Ela estava saudável, porém com pequeno ferimento em uma das unhas. "Ela estava tranquila e saudável. Não tem acontecido esse tipo de ocorrência em Criciúma, tem dado uma reduzida. Mas teve um tempo que elas apareciam dentro de casas, lojas, na Praça do Congresso... pode acontecer dela sair e se deparar com veículos e tentar fugir”, afirma.

Gomes ainda orienta que em casos como esses, a população deve entrar em contato com os órgão de segurança e evitar contato com os animais. "O melhor conselho é chamar os órgãos competentes porque eles sabem a melhor forma de agir e capturar o animal. Eles não são violentos, mas quando ameaçados podem pular e agredir com os dentes ou arranhando. As capivaras também têm um coice violento", pondera.

A Dmacri pode ser acionada pelo telefone (48) 3445-8811 ou no (48) 99164-5342. Já os bombeiros podem ser acionados pelo telefone de emergência 193.