InternetData CenterAssinante

Araranguá: projeto de horta comunitária será retomado com mutirão

A ação acontece no bairro Jardim das Avenidas
Araranguá: projeto de horta comunitária será retomado com mutirão
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 27/01/2023 às 21:38

O projeto da horta comunitária do bairro Jardim das Avenidas, em Araranguá, será retomado neste sábado, dia 28, com a realização de um mutirão. Serão realizados os trabalhos de capina, reconstrução dos canteiros, plantio, cobertura do solo e preparação da compostagem. As atividades iniciam às 8 horas, às quais os moradores da comunidade são convidados a levar enxada para participar, num processo de produção de hortaliças orgânicas.

A iniciativa tem parceria da Associação de Moradores e compreende uma ação vinculada ao estudo do engenheiro ambiental e sanitarista egresso da Unesc, Eduardo Fernandes Martinello, aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Sustentabilidade, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).  

“Agricultura Urbana como Estratégia de Combate à Insegurança Alimentar: Estudo de Caso em Comunidade do Extremo Sul Catarinense”, é o nome da pesquisa, cunho objetivo principal verificar a viabilidade (financeira, social e ambiental) da implantação de hortas comunitárias no município de Araranguá.

Sob a orientação dos professores Wanderley de Jesus Souza eJosé Virtuoso, Martinello qualificou seu projeto de pesquisa em outubro passado. A experiência poderá ser replicada em outros bairros, representando grande contribuição socioambiental, a partir do uso nobre de terrenos baldios do município, ajudando também no controle sanitário.

A horta foi preparada em junho, no terreno da Associação de Moradores. Já foram cultivados e colhidos vários alimentos, entre verduras, legumes e temperos: couve, tomate, cenoura, beterraba, repolho, alface, pimentão, chicória, rúcula, berinjela, manjericão, salsa, cebolinha, hortelã, tomilho, orégano, sálvia, almeirão, brócolis e couve flor.