InternetData CenterAssinante

Unesc recebe Selo de Sustentabilidade da SGS, líder mundial de certificação

Instituição teve ainda o registro renovado como signatária do Movimento ODS Santa Catarina
Unesc recebe Selo de Sustentabilidade da SGS, líder mundial de certificação
Foto: Mayara Cardoso/Unesc
Por Redação Engeplus Em 04/04/2022 às 13:42

Ciente da missão de educar, inovar e ser exemplo, a Unesc tem como um de seus objetivos, incentivar e implementar ações sustentáveis que gerem impactos positivos nas dimensões ambiental, social e econômica. Para obter resultados significativos em cada uma destas áreas a Instituição trabalha diariamente pautadas em princípios e metas de olhar ampliada em todas as dimensões acadêmicas: ensino, pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo.

Como resultado da preocupação e do cuidado com o desenvolvimento sustentável, a Universidade acaba de receber a Certificação 2030 Today, selo concedido após avaliações minuciosas de estrutura, operação e ações, em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Conforme a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, a Instituição atua com responsabilidade social e ambiental, promove conhecimento e geração de valor, desenvolvendo a economia e a qualidade de vida do Sul catarinense e, desta forma, tem total merecimento pela certificação recebida. “Esta é uma forma de enaltecer publicamente a atuação da Universidade. O Selo de Sustentabilidade foi concedido pela SGS, líder mundial em certificação, após processo de auditoria das ações executadas e da definição da Agenda 2030 da Unesc”, acrescenta.

A notícia, para a pró-reitora, é digna de comemoração entre comunidade acadêmica e comunidade externa. “Compartilhamos mais este reconhecimento com muita satisfação, consciência de que estamos no caminho certo e podemos evoluir sempre”, aponta.

A educação de excelência em todos os níveis, os projetos de extensão e intervenção na comunidade, de acordo com a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, se refletem diretamente na conquista. “Somos uma Universidade conectada com o mundo, comprometida com a formação acadêmica, com temas contemporâneos, com a questão de gênero e respeito às diversidades e, portanto, preparada para efetivamente contribuir com as mudanças sociais necessárias ao desenvolvimento”, pontua.

Os benefícios de práticas embasadas nos ODS, para a reitora, são percebidos no cotidiano do campus, mas também na sociedade. “Sendo uma Universidade de caráter comunitário, que atua junto da comunidade e reinveste todo o seu recurso, temos uma responsabilidade ainda maior. Está na nossa missão. A sustentabilidade vista, também, sob a ótica de redução do consumo, dos custos e dos riscos, gera inúmeros benefícios e oportunidades, qualificando continuamente o que fazemos,” acrescenta a reitora.

Entre os destaques no desempenho da Unesc na avaliação estão temas sociais como educação de qualidade, redução das desigualdades, igualdade de gênero, saúde e bem-estar. Além destas, questões ambientais relacionadas à água, energia, resíduos e combate às mudanças climáticas, também foram verificadas e ações de governança, emprego e crescimento econômico, fizeram parte do processo de estruturação e certificação aplicado pelo programa 2030 Today da SGS.

Certificação renovada

Em março de 2022 a Universidade teve o registro renovado como signatária do Movimento ODS Santa Catarina. A organização está presente em 85 cidades do Estado com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense, visando cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU durante sua 70ª Assembleia Geral realizada em setembro de 2015, em Nova York.

O objetivo da certificação, conforme a pró-reitora, é estar alinhado ao movimento mundial de “busca ativa na construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada”.