InternetData CenterAssinante

Sindicato dos Mineiros de Criciúma amplia base de atuação para 272 cidades de Santa Catarina

Associação passa a representar 17 mil trabalhadores no Estado em áreas além do carvão
Sindicato dos Mineiros de Criciúma amplia base de atuação para 272 cidades de Santa Catarina
Foto: Divulgação/Sindicato dos Mineiros de Criciúma/Ilustração
Por Lucas Renan Domingos Em 18/03/2022 às 18:58

Formado para defender os interesses dos trabalhadores das carboníferas da cidade e da região, o Sindicato dos Mineiros de Criciúma expandiu a sua área de atuação. Desde o segundo semestre de 2021, o sindicato passou a representar profissionais em 272 municípios de Santa Catarina.

“Entramos com um processo no Ministério da Economia, junto a Secretaria de Relações do Trabalho, e conseguimos aumentar a nossa base. Somos representantes de trabalhadores do Estado que atuam em diferentes ramos de extração, o que representa uma quantidade de mais de 17 mil profissionais”, afirmou o presidente do Sindicato dos Mineiros de Criciúma, Djonatan Elias, o Piriguete.


Imagem: Divulgação/Sindicato dos Mineiros de Criciúma

A ampliação da área de atuação passou a valer no dia 14 de setembro do último. Além dos mineiros do carvão, o sindicato também responde por profissionais da extração de calcário, de pedreiras, de areiras, de barreiras, da fluorita, da pirita e de minérios não metálicos espalhados por toda Santa Catarina.

“Nem todos os trabalhadores que representamos estão associados ao sindicato, mas esses profissionais não tinham uma representação. O próximo passo é trabalhar para aproximar o sindicato desses profissionais para beneficiar os trabalhadores e também seus familiares”, completou o presidente.

Leia também: 

Sindicato dos Mineiros de Criciúma está atendendo em nova sede; antiga estrutura foi vendida