Robótica e Teoria da Inteligência Multifocal farão parte da grade curricular do Colégio Unesc
Alunos terão oportunidade de ampliar conhecimentos com disciplinas enriquecedoras
Foto: Arquivo/Unesc/Agecom/Unesc
Uma instituição diferenciada e que oferece múltiplas experiências educativas. Assim é o Colégio Unesc, que há 30 anos transforma pessoas e cenários por meio de um ensino de excelência. Com foco na constante evolução, a partir do próximo ano, alunos do Ensino Fundamental e Médio irão viver um novo momento: aulas de Robótica Educacional, em parceria com a empresa Robomind, e Teoria da Inteligência Multifocal, que faz parte da Escola da Inteligência – Educação Socioemocional, do psiquiatra e escritor Augusto Cury.
Ambas as propostas, conforme a diretora da instituição, Mainara Figueiredo Cascaes, vão ao encontro com o plano do novo Ensino Médio e com a proposição de formação integral para todas as idades. O processo contará com carga horária de formação prática para os estudantes, os quais poderão optar por itinerários formativos de área.
“São dois programas muito importantes para a aprendizagem do nosso aluno. A robótica envolve estímulo ao raciocínio lógico e a socialização, o trabalho em equipe e o aumento da criatividade. Já o programa Teoria da Inteligência Multifocal tem a intenção de melhorar os índices de aprendizagem, aprimoramento das relações interpessoais e a gerência das emoções para que possam usá-las a seu favor no desenvolvimento ativo de uma mente pensante e atuante”, explica a diretora, salientando ainda que o Colégio é a única instituição de Criciúma a contar com a parceria da Escola da Inteligência.
A Robótica será aplicada para alunos do Ensino Fundamental por meio de aulas quinzenais, enquanto que a Teoria da Inteligência Multifocal será aplicada, semanalmente, aos alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Os dois programas estarão dentro da grade curricular, como uma nova disciplina ou dentro de uma disciplina já existente.
Teoria da Inteligência Multifocal
Elaborada pelo psiquiatra e escritor Augusto Cury, a metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, o aumento da participação da família na formação integral dos alunos. Todos os envolvidos, sejam professores, alunos e familiares, serão beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico, como pontua o idealizador da Escola da Inteligência – Educação Socioemocional, Augusto Cury.
“Os alunos aprenderão, dentro da grade curricular, as habilidades socioemocionais mais importantes para que possam ter mais sucesso na vida, trabalhar perdas e frustrações, gerenciar o estresse, se reinventar nas dificuldades, e escrever os capítulos mais nobres em seus dias mais difíceis”, relata Cury, que gravou um vídeo parabenizando o Colégio Unesc pela implementação do programa.
A metodologia da Escola da Inteligência, de acordo com Augusto, é fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, que analisa o funcionamento da mente, os fenômenos que constroem pensamentos e emoções, e fornece técnicas para a formação de pensadores e competências para o desenvolvimento pessoal, social e profissional.
“Permitir isso aos nossos alunos dentro do currículo escolar reitera o compromisso do Colégio Unesc de trabalhar com a integridade deles, trazendo o desenvolvimento do conhecimento científico e técnico, além de permitir a expansão de seus horizontes para estarem cada dia mais preparados para circunstâncias que poderão surgir”, comenta Mainara. O programa atende mais de 200 mil alunos em escolas de todo o Brasil.
Robótica
Estímulo ao raciocínio lógico e à socialização, trabalho em equipe e aumento da criatividade. Esses são alguns dos benefícios do ensino da Robótica Educacional proposto também pelo Colégio Unesc, em parceria com a empresa Robomind, da cidade de Blumenau. A atividade, que será realizada entre os 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, contará com encontros quinzenais a partir de 2023.
“Além de ser um grande atrativo para o conteúdo ministrado, é uma poderosa ferramenta educativa, que contribui para o estímulo cognitivo do aluno, a criatividade e o aprendizado. Os conteúdos propostos fazem parte da grade curricular e por meio do currículo Steam para a resolução de problemas reais”, comentou a diretora Mainara, fazendo referência à metodologia com foco em Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática.
Esse método, conforme ela, tem o propósito de oferecer ao estudante não apenas uma série de conteúdos, mas, experiências de aprendizagem que contribuam para seu desenvolvimento cognitivo e socioemocional.
Ela lembra ainda que essa proximidade com a tecnologia e com a ciência desde cedo é fundamental, principalmente em um cenário que exige cada dia mais habilidades e aptidões que caminhem lado a lado com os avanços modernos. “Com o método proposto, os alunos trabalham habilidades diferentes na construção e resolução de problemas e uma diversidade de ações”, destaca.
A Robomind é formada por profissionais da área da Educação que encontraram na Robótica Educacional uma forma de estimular e potencializar as novas gerações a serem construtoras de conhecimentos e desenvolvedoras de tecnologia pautadas no bem comum. Hoje atende mais de 30 mil estudantes de três a 15 anos em fase escolar e possui uma equipe certificada para apoio pedagógico em todo o país, com presença internacional no México e Angola.
Colaboração: Daniela Savi/Agecom/Unesc
Arquivo/Unesc/Agecom/Unesc
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