Rio Deserto inicia ações para certificação NBR ISO 14064
Etapa é relacionada à Gestão de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE)

Atenta à sustentabilidade, a Rio Deserto deu início às ações para a certificação NBR ISO 14064 (Gestão de Emissões de Gases do Efeito Estufa – GEE). O primeiro passo será a realização de um inventário de gases do efeito estufa. Os trabalhos já começaram na Unidade de Extração Mina 101, localizada em Içara. Após, a metodologia será aplicada nas demais unidades da Rio Deserto. A previsão é que toda empresa seja certificada ISO 14064 até 2024.
A superintendente industrial, de qualidade, novos produtos e licenciamento, engenheira química/mineral, Rosimeri Venâncio Redivo, explica que um comitê interno foi criado para auxiliar na implantação e fortalecimento do programa. “Além disso, também contratamos uma empresa para a realização do inventário e cálculo de emissões. Os trabalhos serão realizados em conformidade com o Programa Brasileiro GHG Protocol, uma ferramenta reconhecida internacionalmente para contabilização de gases do efeito estufa, aplicável a qualquer organização de todos os tipos de atividades e setores. Um protocolo que segue os princípios da ISO 14064”, justifica. O coordenador de gestão da qualidade nas unidades de mineração da Rio Deserto, engenheiro de produção Giovani Luz, afirma que a implantação do programa será um desafio e uma oportunidade profissional.
Os assessores financeiro e administrativo da Rio Deserto, João Gabriel Pagnan Zanette e Eduardo Netto Zanette, respectivamente, relatam a importância do processo para a evolução da empresa. “A gestão de emissões de gases do efeito estufa é um assunto mundial. A Rio Deserto, por ser comprometida com o desenvolvimento sustentável, está acompanhando o movimento, quer quantificar as emissões, bem como manter e evoluir iniciativas e projetos que proporcionem a mitigação dos efeitos”, sublinham.
Um dos administradores da empresa, Valcir José Zanette, ressalta que o trabalho iniciado será extenso, mas revelará o compromisso e a transparência da Rio Deserto com assuntos relacionados às emissões de gases do efeito estufa. “Nós vamos fazer a nossa parte. O levantamento mostrará onde estamos, comprovando a modernização do setor carbonífero”, destaca.
Rio Deserto já é certificada ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001
A Rio Deserto é uma das primeiras empresas do Sul Catarinense a buscar a certificação ISO 14064 (Gestão de Emissões de Gases do Efeito Estufa – GEE).
A empresa é a primeira carbonífera do Sul de Santa Catarina com certificação nas três normas de gestão: ISO 9001 (Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Gestão Ambiental) e ISO 45001 (Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional). É pioneira também como Empresa Signatária do Movimento Nacional ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) Santa Catarina.
Confira mais de Geral
Ronda Policial
Geral
Geral
Criciúma ganha destaque na efetividade da gestão ambiental em Santa Catarina
Há 14 horas em Geral
Preservação histórica