InternetData CenterAssinante

Programa Projae é retomado nas escolas da rede municipal

Programa de incentivo ao esporte atende alunos do Ensino Fundamental do 3° ao 9° ano
Programa Projae é retomado nas escolas da rede municipal
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 10/05/2022 às 12:51

O Programa de Jornada Ampliada Escolar (Projae), que leva o esporte às escolas da Rede Municipal de Ensino de Criciúma, retomou as atividades na última semana. O projeto da Secretaria Municipal de Educação, atende alunos do 3° ao 9° ano do Ensino Fundamental, quatro vezes por semana, no contraturno escolar, sendo dois dias na sede que fica localizado no bairro Tereza Cristina e os outros dois na unidade de ensino. Os encontros acontecem no período matutino das 8h às 11h30 e no período vespertino das 13h30 às 16h30.

O secretário de Educação, Miri Dagostim, avalia de forma positiva o retorno das atividades. “Iniciamos o Projae em 2018 com apenas 20 alunos. Hoje temos uma sede própria, o que nos possibilita atender quase 600 crianças, e poder retomar as atividades após o recesso em razão da pandemia nos deixa muito feliz, pois esse planejamento tem auxiliado nossos alunos, favorecendo a autonomia e fazendo com que eles reconheçam suas potencialidades e limitações”, frisou o secretário.

Além do atendimento nas escolas, o Projae atende em sua sede 200 alunos que, no ato da inscrição, recebem uma camiseta do projeto para melhor identificação. Segundo o coordenador Fábio Bittencourt, a meta é atender 2.500 educandos até o final do ano letivo. Além do apoio e incentivo ao esporte, o coordenador falou sobre o Jemec, uma competição que envolve o ensino fundamental da rede e é realizado todo ano no mês de setembro, que vem destacando alunos do projeto. “Paralelo ao Projae, criamos o Jemec (Jogos da Rede Municipal de Educação), que hoje é um dos maiores campeonatos do estado. E todo o trabalho rendeu frutos. Hoje temos algumas ex alunas que compõem a equipe de atletas do time de basquete do Colégio Satc”, ressaltou o coordenador.

Atividades presenciais

O Projae está com atividades presenciais na estrutura. Já são 200 alunos matriculados nas aulas de basquete, vôlei, futsal, tênis de mesa e xadrez. Os estudantes são das EMEB Pe. Carlos Weck, Jairo Luiz Tomazi, Pascoal Meller, Érico Nonnemacher e Elisa Sampaio Rovaris.

Projae nas unidades de ensino

As unidades atendidas pelo Projae, com atividades na instituição, são: EMEB Dionizio Milioli, Rubens De Arruda Ramos, Giacomo Búrigo, Giacomo Zanette e Serafina Milioli Pescador.

Leia mais sobre: