InternetData CenterAssinante

Peça Sobre(vivências) inicia programação neste sábado

Peça Sobre(vivências) inicia programação neste sábado
Foto: Dani Antunes
Por Jessica Rosso Crepaldi Em 15/04/2022 às 20:35

O espetáculo Sobre(vivências), com direção de Yonara Marques inicia a programação de apresentações neste sábado, dia 16, em Criciúma, na sede do Cirquinho do Revirado. As apresentações ocorrem também em Araranguá no Galpão Cultural, Treviso e Cocal do Sul, nos dias 17, 22, e 23 de abril.

De acordo com Yonara, o projeto tem a participação das atrizes Ana Bertolina e Mixa Miranda. O projeto aborda vivências de mulheridades e suas vozes caladas, e faz isso através do corpo, voz e sensações das atrizes, bem como suas histórias reais, que deram origem às cenas.A  dramaturgia também é costurada a partir de contos e recortes textuais dos livros: “As janelas e outros contos” de Cristiane Dias e “Esperança Feminista” de Debora Diniz e Ivone Gebara.

"Foi um processo muito bonito e muito afetuoso entre três mulheres. Então rolou muito afeto entre questões de mulheridades , trazendo muitas dores, muitas lembranças, traumas, enquanto mulheres acaba de certa forma sendo projetado para todas as mulheres, como se o que elas falam aqui vai bater no que todas nós em algum momento já vivemos alguma violência. A duração da peça é de 50 minutos.

O projeto foi selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021, executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.