InternetData CenterAssinante

Mineiros serão homenageados em celebração religiosa, no Santuário, em Içara

Ação será realizada na sexta-feira, dia 22
Mineiros serão homenageados em celebração religiosa, no Santuário, em Içara
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 18/04/2022 às 11:40

Uma celebração religiosa em homenagem aos mineiros será realizada na sexta-feira, dia 22 de abril, no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara. A Festa da Misericórdia está prevista para iniciar às 19h30 e promete reunir centenas de trabalhadores do setor carbonífero, bem como familiares.

Na ocasião, cada empresa mineradora - Belluno, Catarinense, Metropolitana e Rio Deserto - será representada por 40 mineiros ou mais, todos uniformizados. “Queremos fazer um grande momento, destacando a importância do setor carbonífero e do trabalho dos mineiros para a região”, afirma o coordenador de liturgia do Santuário, Rafael Tibincoski Casagrande.

A celebração é aberta à comunidade e será presidida por Dom Vitório Pavanello – Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Campo Grande (Mato Grosso do Sul). Para a missa, o Santuário será decorado com carvão bruto, fornecido por uma das mineradoras. Na entrada principal, um túnel também deve imitar as galerias de subsolo.

Os mineiros participarão da celebração levando bandeiras dos municípios onde há atividade de mineração e banners das empresas. Entre os momentos de mais comoção, destaque para a entrada do andor com a imagem de Santa Bárbara, levada pelos trabalhadores da mineração, bem como a Bênção dos Capacetes.

Festa da Misericórdia

A Festa da Misericórdia inicia na Páscoa e termina uma semana após, no Domingo da Misericórdia. O Domingo da Misericórdia foi instituído pelo Papa João Paulo II com o objetivo de homenagear o Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, padroeiro do Santuário, em Içara.

“A Festa da Misericórdia é um evento muito esperado na região. As pessoas vêm ao Santuário esperando algo marcante e emocionante. Queremos reconhecer o trabalho dos nossos mineiros nessa missa festiva”, relata Casagrande.

Leia mais sobre: