InternetData CenterAssinante

Escolas de Morro da Fumaça trabalham na prevenção ao abuso sexual infantil

Ação faz parte do Maio Laranja
Escolas de Morro da Fumaça trabalham na prevenção ao abuso sexual infantil
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 15/05/2022 às 11:01

Em alusão ao Maio Laranja, as crianças e adolescentes das escolas de Morro da Fumaça participarão ao longo do mês de ações de prevenção e combate ao abuso sexual infantil. Na última sexta-feira, dia 13, os cerca de 600 estudantes matriculados entre o quinto e sexto ano da rede de ensino assistiram a uma apresentação teatral vinculada ao tema, no Centro de Múltiplo Uso do bairro Esperança.

De acordo com Saionara Freitas, diretora do Departamento de Assistência Social de Morro da Fumaça, o Centro de Referência de Assistência Social (Creas) tem um papel fundamental na orientação de quais cuidados o público infantil precisa tomar para não ser vítima de violência, e que a denúncia sempre deve ser a primeira atitude a ser tomada após o ato criminoso.

“Esse trabalho propicia uma aproximação dos jovens com os profissionais do Creas. Queremos que eles fiquem em alerta diante de comportamentos estranhos e que, caso venham a ser vítimas, sejam acolhidos, protegidos e denunciem”, pontua, acrescentando que o Disque 100 é o número que recebe as queixas, sem romper o anonimato.

No Brasil, o dia 18 de maio foi o escolhido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil. Entre as demais atividades proporcionadas pelo Creas de Morro da Fumaça, estão a distribuição de cartilhas informativas e camisetas temáticas, a realização de palestras e rodas de conversa com os estudantes da rede de ensino e a abordagem do tema nas salas de aula.

“Precisamos fazer valer o Estatuto da Criança e do Adolescente. O ideal é anteciparmos o problema, trabalhando na prevenção, para que não passem por esse trauma psicológico, que pode ser imensurável, caso a vítima não seja acolhida da forma adequada”, finaliza Saionara.