Equipe do Ministério de Ciência e Tecnologia conhece projetos da UniSatc
Ações envolvem iniciativas que são desenvolvidas na instituição com alunos e professores

Foto: Divulgação
Projetos desenvolvidos pelo curso de Engenharia Mecânica da UniSatc e junto às turmas do ensino regular do Colégio Satc foram apresentados à equipe do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Um deles é o Ciência para Todos, que é desenvolvido desde 2010, e visa fortalecer o ensino de Física e Matemática entre os estudantes.
O coordenador geral de Promoção do Ensino da Ciência, Roberto Machado Freitas, e o engenheiro e tecnologista do MCTI, Eder Ângelo Sanches, puderam conhecer um pouco das ações e das propostas de trabalho. “A instituição está de parabéns pelo trabalho feito. O pouco que conhecemos demonstrou isso. O futuro exige que o ensino seja criativo e disruptivo”, afirmou Freitas.
A intenção do MCTI é identificar projetos e iniciativas que são realizadas pelo país para estimular e difundir a Ciência. “Nosso desafio é descobrir quais projetos poderiam ser replicados, capacitando professores e ampliando a formação dos alunos”, ressaltou o coordenador.
O Ciência para Todos é uma iniciativa desenvolvida há 12 anos por professores e bolsistas do curso de Engenharia Mecânica. “Ele atua para que os alunos tenham, por meio dos experimentos, um conhecimento de Física e Matemática”, informou o professor de Engenharia Mecânica, Richard Castro.
Outro projeto que foi apresentado aos profissionais do Ministério é a disciplina de Tecnologias Aplicadas (TA) que hoje é desenvolvida com estudantes do Colégio Satc, a partir dos 3 anos. “A robótica, a cultura maker, essa opção de que o aluno possa experimentar é algo que trabalhamos já desde a educação infantil”, comentou o reitor da Satc, Carlos Antônio Ferreira.
Acompanharam a visita o pró-reitor de ensino e extensão da UniSatc, Jovani Castelan, o coordenador de Engenharia Mecânica, Luiz Carlos Cavaler, e a professora Andreia Scarduelli, coordenadora da disciplina de Tecnologias Aplicadas (TA).


Confira mais de Geral
Ronda Policial
Geral
Geral
Criciúma ganha destaque na efetividade da gestão ambiental em Santa Catarina
Há 15 horas em Geral
Preservação histórica