InternetData CenterAssinante

Em manifestação, servidores públicos de Siderópolis pedem reajuste salarial

Prefeitura conseguiu liminar para manter serviços funcionando
Em manifestação, servidores públicos de Siderópolis pedem reajuste salarial
Foto: Divulgação Siserp
Por Amanda Garcia Ludwig Em 20/06/2022 às 10:38

Servidores públicos de Siderópolis realizam durante a manhã desta segunda-feira, dia 20, uma manifestação em frente à Igreja Matriz. De acordo com a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Siserp), Jucélia Vargas, o objetivo do ato é a tentativa de abertura de diálogo entre o sindicato e a Prefeitura Municipal para o reajuste salarial dos trabalhadores.

Segundo Jucelia, o sindicato tenta a negociação desde maio deste ano, pedindo ao menos a reposição da inflação dos últimos três anos. “Os servidores estão com três anos de perda salarial. Essa indignação levou à paralisação por um dia”, destaca Jucelia.

Na semana passada, representantes do Siserp estiveram na Câmara de Vereadores do município para tratar do assunto. Na ocasião, os vereadores sugeriram que os contadores do sindicato e da prefeitura ‘sentassem à mesa’ para iniciar o diálogo. 

A presidente do Siserp explica que essa conversa entre os contadores de fato aconteceu. “Foi constatado que há condições de que a prefeitura conceda o reajuste. Tentamos uma nova proposta do prefeito até sexta-feira, mas não teve. Então hoje os servidores iniciaram a manifestação”, explica Jucelia.

Imbróglio nos números de reajuste para Magistério e professores de carreira

Um dos impasses desta negociação salarial, de acordo com Jucelia, é a questão do reajuste salarial do Magistério e dos professores de carreira. Segundo a presidente, os profissionais têm um financiamento próprio da área da educação, porém desde 2020 o reajuste não é repassado a eles. “Ou seja, o prefeito anterior não repassou os 12.84% previstos para 2020. Em 2021, o reajuste foi zero. E neste ano, a previsão de reajuste da verba da educação é de 33.24%. Somando tudo o que eles não receberam, passa de 45%”, explica Jucelia.

Até o momento, a prefeitura oferece o reajuste de 15.61%, inclusive para o Magistério. No entanto, como nos últimos anos o reajuste não foi repassado, alguns professores de Magistério estão com o salário abaixo do previsto pelo piso nacional. “Estes vão receber o reajuste total. Assim, o prefeito cumprirá a Lei do Piso Nacional para o nível Magistério, e os professores formados e de carreira não terão o repasse total”, avalia a presidente do Siserp.

Liminar mantém os serviços funcionando

Também na manhã desta segunda-feira, dia 20, a Prefeitura de Siderópolis conseguiu uma liminar na Justiça para que os serviços não fossem interrompidos em razão da manifestação. “Por causa disso, da ordem judicial, os locais continuam abertos, mas temos aqui um representante de cada local para se manifestar, tentando abrir o canal de diálogo com o prefeito”, avalia Jucelia.

O Portal Engeplus tentou contato com o prefeito Franqui Salvaro, porém não foi atendido até a conclusão desta matéria. Confira a nota da prefeitura sobre a liminar: