InternetData CenterAssinante

Covid-19: alta no número de servidores positivados faz Araranguá suspender consultas e exames

Medida passa a valer já a partir desta segunda-feira, dia 17 de janeiro
Covid-19: alta no número de servidores positivados faz Araranguá suspender consultas e exames
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 17/01/2022 às 11:09

Mais de 30 servidores da Secretaria de Saúde de Araranguá já estão afastados por positivarem para Covid-19 e a previsão é de aumento nos afastamentos nos próximos dias. A curva que demostra o crescimento do contágio cresceu na última semana. Em reunião na última sexta-feira, dia 14,  o Comitê de Enfrentamento e Combate Epidêmica da Covid-19 decidiu, devido à falta ou remanejamento de profissionais, pela suspensão de consultas e exames

A partir desta segunda-feira, dia 17, até o fim do mês de fevereiro estarão suspensas as consultas eletivas, mamografias, ultrassom e pequenas cirurgias que são realizadas no Hospital Bom Pastor. Casos de urgências, emergência, gestantes e atendimentos domiciliares importantes continuam normalmente.

Crescimento nos atendimentos

Os atendimentos na UPA 24h de Araranguá cresceram mais de 300%, passando dos 150 atendimentos diários em média para 660 atendimentos em um só dia. Deste total de atendimentos, 354 pacientes apresentavam complicações respiratórias.  O número de pessoas positivadas para Covid-19 em Araranguá subiu desde o dia 3 de janeiro até o dia 14 do mêsmo mês, passando de 38 para 415 casos confirmados, o que causou alta na curva do gráfico de monitoramento.  

O prefeito Cesar Cesa demostra extrema preocupação com o crescimento dos casos tanto da população em geral quanto dos servidores municipais. “Com este número enorme de pessoas procurando a UPA, seguido do afastamento de servidores da saúde que positivaram, dificulta muito os atendimentos. Não tem suporte de pessoal e estrutural que suporte tudo isso, sem que tenhamos que realizar algumas mudanças suspendendo alguns serviços para podermos priorizar outros”, pontuou o prefeito. 

Os atendimentos pediátricos específicos seguem normal, porém as consultas de rotina ficam suspensas temporariamente. Os serviços odontológicos também serão suspensos e os profissionais serão incorporados as equipes que realizam testagens.  

Testagens nas UBSs

A partir desta terça-feira, dia 18, passam a ser realizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs testagens para todos aqueles pacientes que apresentarem sintomas gripais. Já os assintomáticos seguem sendo atendidos para realização dos testes no Centro de Reabilitação Pós-Covid, localizado na rodovia Jorge Lacerda, número 7198 – Jardim das Avenidas, das 7 horas às 12 horas.

Vacinação de crianças e adolescentes

Araranguá também já prepara a logística para a realização do início da vacinação de crianças e adolescentes de 5 a 11 anos. A vacinação deve iniciar na próxima quarta-feira, dia 19, e acontecerá nas dependências do Centro Multiuso, localizado na avenida XV de Novembro, número 200, ao lado da UPA 24h, seguindo todas as orientações da Secretaria Estadual e também do Ministério da Saúde. A ordem de vacinação deve seguir critérios idade e será amplamente divulgado nos veículos de comunicação e nas plataformas digitais do município.