InternetData CenterAssinante

Atraso na safra da tainha: 70% dos pescadores da Colônia Z-33 ainda aguardam por licença

Previsão é que liberação chegue na próxima semana
Atraso na safra da tainha: 70% dos pescadores da Colônia Z-33 ainda aguardam por licença
Foto: Zairo Casagrande/Colaboração/Arquivo Engeplus/Ilustrativa
Por Thiago Hockmüller Em 15/05/2022 às 17:16

Cerca de 30% dos pescadores da Colônia Z-33 já receberam a tão esperada licença de acesso ao mar e iniciaram a safra da tainha. Mas os outros 70% ainda esperam a liberação e calculam o prejuízo causado pelo atraso na chegada do documento.

De acordo com o presidente da Colônia Z-33, Rogério Cardoso, o Abacate, entre 40 a 45 toneladas do peixe deixaram de ser capturadas nestes 15 dias de atraso - a temporada iniciou no dia 1° de maio. “Já temos pescadores aqui da região com licença na mão. Cerca de 30% já estão com a licença garantida e os outros 70% devem receber até a semana que vem”, explica.

Uma manifestação aconteceria nesta segunda-feira, dia 16, em Florianópolis, caso não houvesse uma sinalização positiva do Ministério da Agricultura e da Pesca. A ideia será retomada se os demais pescadores não obtiverem a licença na próxima semana. “Caso não resolver, vamos nos manifestar”, avalia o pescador.

Entenda o caso

Desde 2012, um mandado de segurança assegurava aos pescadores o direito de acessar o mar, mas uma recente portaria do Ministério da Agricultura e da Pesca os impediu de exercer a função. Sem as licenças, a safra da tainha foi prejudicada.

“Não tinha licença de pesca, estávamos esquecidos. Agora, há três meses, abriram a nova portaria nos enquadrando. Precisamos encaminhar a documentação e aguardar a licença chegar”, explica.