InternetData CenterAssinante

Cocal Sorridente: paciente tem vida transformada após receber prótese dentária

Conheça o projeto que oferece gratuitamente à população próteses dentárias por meio do SUS
Cocal Sorridente: paciente tem vida transformada após receber prótese dentária
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 05/08/2022 às 11:46

Considerado um cartão de visita humano, o sorriso é capaz de expressar sentimentos e deixar o rosto de uma pessoa mais bonito, além de ser muito importante quando se trata de autoestima. Em Cocal do Sul, um trabalho que vem sendo feito pela equipe da Saúde Bucal, por meio do projeto “Cocal Sorridente”, tem transformado vidas e realizado gratuitamente próteses dentárias em diversos pacientes.

Um deles é o Jucemar Cordeiro, mais conhecido na cidade como “Magrão”, que teve uma grande transformação, capaz até de ficar quase irreconhecível. É que além do novo sorriso, ele também deu uma repaginada no visual, cortou o cabelo e fez até a barba. Jucemar agora é só felicidade.

O caso desse paciente comoveu a equipe de saúde bucal do ESF do bairro Jardim Itália. “Foram colocadas no paciente duas próteses parciais removíveis (PPR) e lançamos um desafio a ele, no intuito de vir às consultas e proporcionarmos uma transformação a ele; quando ele chegou aqui na unidade de saúde, nem o reconhecemos”, conta a dentista responsável pela transformação, Juliana de Mattia.

Através das próteses dentárias que são disponibilizadas pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, cada paciente tem direito à qualidade de vida. “Seja tanto pela função de poder mastigar os alimentos como também na parte estética, devolvendo a autoestima ao paciente”, declara Juliana.

Juliana conta ainda que o que chamou a atenção no caso do “Magrão” foi a sua adesão ao tratamento, algo que nunca havia ocorrido antes. “O nosso objetivo não foi apenas colocar a prótese, mas sim poder gerar uma qualidade de vida a ele, além de poder proporcionar a ele novas oportunidades a partir de agora”, comenta.

Entenda o projeto “Cocal Sorridente”

Nos últimos meses, o município realizou um mutirão para implantar próteses dentárias na população. Os atendimentos acontecem todas as segundas (a partir das 15h), terças (a partir das 17h) e quintas (período vespertino), por meio de agendamento.

A população tem acesso ao serviço após consulta com o dentista da equipe de saúde bucal das unidades de atenção básica nos ESFs. Todo paciente cadastrado no SUS pode receber a prótese, porém existem regras, visto que cada unidade de saúde tem o seu manual, por isso é necessário passar primeiro por uma consulta com o dentista da unidade de saúde do seu bairro, para ver qual o tipo de prótese que precisa de acordo com a necessidade.

Para dúvidas e agendamentos, os interessados podem procurar a unidade de ESF com o dentista da unidade. “Todo o encaminhamento de prótese dentária é incluído no Sistema de Regulação - SISREG, que regula uma fila única dos encaminhamentos e posteriormente são atendidos no município por uma empresa contratada através do CISAMREC – Consórcio Intermunicipal de Saúde da AMREC”, pontua o cirurgião-dentista responsável pela saúde bucal em Cocal do Sul, Carlos Henrique Búrigo Rosso.

Leia mais sobre: