InternetData CenterAssinante

Casan reforça orientações sobre cobrança de esgoto na Próspera, São Luiz e Michel

Para maioria dos moradores, o serviço de coleta e tratamento fará parte da conta de julho
Casan reforça orientações sobre cobrança de esgoto na Próspera, São Luiz e Michel
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 01/08/2022 às 13:26

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) reforça aos moradores da Próspera, dos bairros São Luiz e Michel a informação de que o faturamento pelo serviço público de esgotamento sanitário teve início no mês de julho. Por isso, para a maioria dos moradores destas regiões, a cobrança pelo serviço de coleta e tratamento já está na fatura que deve ser paga em agosto.

Assim como ocorre em todos os municípios atendidos no Sistema Casan, o valor da taxa de esgoto será de 100% sobre o valor da água. De uma forma simplificada, se o morador paga R$ 50 de água, por exemplo, sua tarifa de água e esgoto será de R$ 100. Outra questão importante, que gera dúvida entre os moradores, é se mesmo quem não se conectou à rede de coleta da Casan terá que pagar pela coleta e tratamento.

A Companhia esclarece que, de acordo com a Lei do Saneamento, é obrigatória a ligação à rede de água e de coleta de esgotos nos locais em que essa infraestrutura é disponibilizada. Dessa forma, os imóveis atendidos devem realizar as adaptações internas e conectar o esgoto domiciliar à Caixa de Inspeção (CI) instalada em frente aos imóveis, pois mesmo se não estiverem ligados receberão o faturamento pelos serviços.

“A ligação é fundamental para o funcionamento pleno do sistema e para que essa infraestrutura de fato colabore com a saúde pública e para a conservação do ambiente”, destaca o chefe da agência de Criciúma, Jaison Speck.

Conexão ao sistema

A Casan orienta que os proprietários busquem o auxílio de um encanador, pedreiro ou de um instalador hidráulico para verificar as instalações internas de esgoto e buscar diferentes orçamentos para as adaptações. O próximo passo é fazer a conexão com a Caixa de Inspeção (CI) instalada em frente aos imóveis. Todas as adaptações são de responsabilidade do morador.

Uma lista de profissionais (encanadores, pedreiros, etc) que já passaram por capacitação gratuita da Casan pode ser verificada no site www.casan.com.br, na página Ligação de Esgoto. 

Colaboração: Eloise de Lima/ Projeto Socioambiental das Obras de Ampliação do Esgotamento Sanitário para o Bairro São Luiz/Criciúma

Leia mais sobre: