InternetData CenterAssinante

Prestes a completar dois anos de funcionamento, Banco de Leite traz esperança a bebês em UTI

Unidade foi inaugurada em 2019 e atende toda a região carbonífera
Prestes a completar dois anos de funcionamento, Banco de Leite traz esperança a bebês em UTI
Foto: Rafaela Custódio / Portal Engeplus
Por Rafaela Custódio Em 23/08/2021 às 08:34

O Banco de Leite de Criciúma comemora dois anos de funcionamento no próximo domingo, dia 29. A unidade está localizada no Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC) e atende toda a região sul catarinense. Nos últimos 24 meses, 324 bebês receberam doações do banco. Ao todo, 735 litros de leite foram recebidos através de doações de 162 doadoras. 

O aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade até os 5 anos, evita diarréia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, leva a uma melhor nutrição e reduz a chance de obesidade. Além disso, o ato contribui para o desenvolvimento da cavidade bucal do pequeno e promove o vínculo afetivo entre mãe e bebê.

Todo leite recebido no banco é destinado para bebês em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do próprio HMISC. "O leite materno salva vidas. Nossa unidade é a única na região, pois a mais próxima fica em Tubarão. Atualmente, temos 27 mulheres doadoras, mas todo mês varia o número", explica a enfermeira responsável pelo Banco de Leite, Hariele Teixeira Barcelos. 

Doadora incentiva outras mulheres a doar 

Patricia Spillere é mãe de duas crianças e doadora do Banco de Leite há 30 dias e conta sua experiência. "Quando engravidei da minha segunda filha, já tinha a intenção de doar. Fiz um propósito que seria doadora e, depois que consegui resolver um problema de dor na hora da amamentação, cumpri com o plano", lembra. 

A organização do Banco de Leite chamou a atenção de Patricia. "Todo o atendimento funciona muito bem, desde a coleta de dados até a entrega dos frascos. Achei muito organizado e, por isso, estou incentivando outras mulheres a doarem", destaca. 

Agosto Dourado 

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

Os benefícios do aleitamento materno são inúmeros, no entanto, segundo a OMS, apenas 39% dos bebês brasileiros são amamentados com exclusividade até os cinco meses de vida.

Para celebrar o mês e incentivar a doação de leite, o Hospital Materno Infantil Santa Catarina fará uma ação no próximo sábado, dia 28, na Praça Nereu Ramos, das 9 às 13 horas. "O objetivo é conversar com mulheres sobre amamentação e falar sobre leite materno", destaca Hariele. 

O HMISC ainda fará duas lives por meio das redes sociais sobre os dois anos do Banco de Leite. Confira abaixo a programação.

Leia mais sobre: