InternetData CenterAssinante

MPT reagenda audiência e greve do Samu segue suspensa

Caso foi levado à segunda instância e mediação terá nova data
MPT reagenda audiência e greve do Samu segue suspensa
Foto: Cristiano Estrela/Secom/Ilustrativa
Por Lucas Renan Domingos Em 01/09/2021 às 15:45

A greve do trabahadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) segue suspensa. Na tarde desta quarta-feira, dia 1º, uma audiência estava de mediação estava agendada no Ministério Público do Trabalho (MPT), mas o encontro não aconteceu. "O MPT cancelou a audiência e redistribuiu o caso para a segunda instância. A audiência irá acontecer amanhã (quinta-feira, dia 2) às 14 horas", afirmou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Estabelecimentos em Saúde de Criciúma e Região (Sindisaúde), Cleber Ricardo da Silva Cândido

Com uma nova data para audiência, a paralisação dos profissionais do Samu foi reagendada para a sexta-feira, dia 3. A greve será iniciada caso a proposta da OZZ Saúde, responsável por administrar o Samu em Santa Catarina, que será apresentada na reunião com o MPT não seja aceita pelos trabalhadores. 

Os profissionais do Samu de Criciúma e Araranguá reivindicam o reajuste salarial acordado em convenção coletiva, além do pagamento de férias e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). 

Caso haja paralisação, ela será estadual e, por ser um serviço essencial, o Samu deve funcionar em sistema de revezamento e com cerca de 30% do efetivo na Central de Regulação. O anúncio da greve foi feito na última quinta-feira, dia 26, pelo Sindisaúde, após aprovação em plebiscito.

Leia mais

‘Greve em serviço essencial é complicado’, afirma André Motta Ribeiro sobre paralisação do Samu

Servidores do Samu vão deflagrar greve a partir do dia 1° de setembro

Com salários defasados, servidores do Samu definem esta semana se haverá greve

Secretário de Saúde é convocado para explicações sobre o Samu; CPI e greve são pautas nos bastidores

Sindicato e OZZ Saúde debatem hoje proposta para servidores do Samu

MPT reagenda audiência e greve do Samu segue suspensa

Leia mais sobre: