InternetData CenterAssinante

Japão declara estado de emergência e proíbe espectadores nas Olimpíadas de Tóquio

Aproximadamente 11 mil atletas de 200 países diferentes são esperados para a competição
Japão declara estado de emergência e proíbe espectadores nas Olimpíadas de Tóquio
Por Redação Engeplus Em 12/07/2021 às 15:33

Yoshihide Suga, o primeiro-ministro japonês, disse na quinta-feira (8) que mais uma vez será declarado estado de emergência em Tóquio, e que essa medida estará em vigor até o dia 22 de agosto, durante os Jogos Olímpicos. Faltando pouco menos de duas semanas para a cerimônia de abertura, que ocorrerá no dia 23 de julho, o número de casos relacionados ao coronavírus tem aumentado na capital japonesa, sendo muitos deles da variante Delta do vírus.

Segundo o premiê japonês, o governo talvez suavize as restrições sanitárias, "se os efeitos da campanha de vacinação forem claros, e se assistirmos a uma melhora da situação". Antes do anúncio do primeiro-ministro, um porta-voz do governo já havia informado que os números de novos casos haviam aumentado em Tóquio nos últimos tempos. Yasutoshi Nishimura, ministro encarregado da gestão da crise sanitária no país, afirmou: "Com o aumento da circulação de pessoas, a variante Delta, mais infecciosa, representa agora cerca de 30% dos casos. Espera-se que este número vá continuar aumentando"

O presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach, acabou de desembarcar no Japão, e deve se reunir com o comitê organizador local, autoridades de Tóquio e do governo japonês. A pauta principal da reunião deve ser a discussão sobre a presença ou não de espectadores durante as provas. 

Mesmo com essa situação, as medidas de emergência contra a crise sanitária não são tão rígidas quanto em outras partes do globo. Mas entre regras válidas no período de emergência estão: limite de venda de bebidas alcoólicas, e os bares e restaurantes são obrigados a fecharem mais cedo.

As Olimpíadas e a tentativa de modernização

As restrições impostas pelo governo japonês são válidas para todos os eventos esportivos e culturais realizados no país, e a medida foi divulgada faltando pouco menos de duas semanas para o início dos Jogos Olímpicos. Os números dão conta de que aproximadamente 11 mil atletas de 200 países diferentes são esperados para a maior competição esportiva do planeta, que já foi adiada em um ano. 

Ainda assim, os Jogos Olímpicos de Tóquio terão várias surpresas, dentre elas estão a inclusão de novas modalidades ao programa Olímpico, tendo o destaque o karatê, surfe, skate, beisebol e escalada. Com isso, os amantes do entretenimento terão mais algumas modalidades esportivas para acompanhar e até mesmo para fazer suas apostas, sendo que o confiavel.com reúne num só lugar tudo o que você precisa saber sobre uma plataforma de palpites segura e que ainda oferece alguns mimos aos seus usuários. E mesmo não sendo considerados esportes olímpicos, os atletas que disputarem nas modalidades estreantes poderão ser premiados com medalhas, apesar delas não serem contabilizadas no quadro geral de países. 

A adição desses esportes nada mais é que um grande teste feito pelo COI, com o intuito de modernizar os Jogos. O beisebol e karatê foram selecionados por serem extremamente populares no país onde o evento ocorrerá, já a escalada esportiva, skate, BMX e surfe, é uma tentativa de diálogo com a geração Z. Neste caso, destacam-se a mobilidade, realidades múltiplas e digitais, já que as pessoas nascidas a partir dos anos 2000 não têm demonstrado tanto interesse na prática esportiva pautada em um modelo militar e hierarquizado, que se tornou tão popular desde o século 19. 

Para a geração Z, praticar esporte deve ser uma característica relacionada à quebra de fronteiras, onde a busca por liberdade é constante, estando cada vez mais próximos do meio ambiente. Desta forma, isso traz a necessidade dos Jogos Olímpicos, que são tão tradicionais, se adequarem aos novos tempos. Já que somente dessa forma, eles continuarão a atrair novos adeptos, assim como mercados consumidores.