InternetData CenterAssinante

Horto da Unesc: Muito além do ajardinamento do campus

Responsável pelo paisagismo da Universidade, local abrigada também estudos acadêmicos
Horto da Unesc: Muito além do ajardinamento do campus
Por Redação Engeplus Em 24/06/2021 às 12:05

Quem passa pelo campus da Unesc em Criciúma, pelo Parque Científico e Tecnológico (Iparque), pela Unesc Araranguá, pelo Polo da Unesc em Balneário Rincão ou mesmo pelas rótulas adotadas pela Universidade, logo identifica um cuidado especial com o paisagismo. Por trás disso está o Horto da Unesc, que há mais de 20 anos é responsável por espaços mais bonitos para a convivência de alunos, professores, funcionários e a comunidade externa. E ainda tem mais. O Horto da Universidade abriga aulas, já foi objeto de estudos para Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e desenvolve trabalhos de educação ambiental.

A equipe, formada por 17 colaboradores, é supervisionada por Cristian Daniel Luzietti Pereira. Graduado em Ciências Biológicas na Unesc, iniciou as atividades profissionais no Horto em 2010, quando ainda era acadêmico. O amor pelo local é tanto, que Pereira não se imagina trabalhando em outro local. “O Horto colaborou muito com a minha formação e é o local em que quero continuar. O significado dele vai além do profissional. Ele é parte de mim, da minha vida”, afirma.

O Horto da Unesc tem uma área de produção de plantas de aproximadamente 1 hectare, com um sombrete com 350 metros quadrados (canteiros cobertos com tela) e uma estufa com 150 metros quadrados, além de uma área de conservação, uma trilha com 350 metros quadrados e um galpão com 150 metros quadrados para a produção de substrato para as plantas – parte do material utilizado vem do reaproveitamento da maravalha utilizada no Biotério da Unesc.

Por ano, o local produz entre 75 mil e 80 mil mudas de plantas e árvores nativas. A maioria é utilizada na própria Universidade, mas o Horto também realiza venda de mudas para a comunidade. “Aproximadamente 70% é produzido aqui, a partir de matrizes que temos pelo campus, nos canteiros. A cada três anos tentamos renovar as matrizes, comprando algumas espécies e também fazemos coleta fora, especialmente no caso das árvores nativas”, explica Pereira. 

Segundo o supervisor do local, o Horto recebe visitas de pessoas da comunidade e de alunos de escolas da região, com as quais é desenvolvido um trabalho de conscientização ambiental. Atualmente, além da presença de alunos do curso de Ciências Biológicas, o Horto também recebe o curso de Farmácia. Em parceria com o Herbário da Unesc, o espaço recebeu uma horta de plantas medicinais, utilizada para aulas de Farmácia.